Saúde

Moradores de condomínio em Colina se unem para ajudar a abastecer banco de sangue do ES

O Hemoes vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externas de sangue. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (14) o Itaúna Aldeia Parque, em Colina de Laranjeiras, abrirá suas portas para uma boa ação: doação de sangue. Os bancos de sangue de hospitais capixabas estão em baixa, já que muitas pessoas estão evitando doar com medo da Covid-19.

Por isso, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externa de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia, muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento.

Pensando nisso, o Hemoes em parceria com diversos condomínios tem feito campanhas itinerantes para coleta de sangue.

E o Itaúna Aldeia Parque, em Colina de Laranjeiras, receberá a equipe do Hemoes, das 8h30 às 14h30. Por lá, serão atendidas cerca de 30 pessoas que queiram doar sangue de qualquer tipo. Para doar foi necessário agendar o horário para evitar aglomerações. Todas as medidas sanitárias serão tomadas para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Doação de sangue nos condomínios

Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas.

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás