Notícias

Moradores de condomínio criam grupo no WhatsApp para agendar vacina de vizinhos

O condomínio de prédios fica no bairro Valparaíso, que é vizinho à Laranjeiras. Foto: Divulgação/Lorenge

A vacina contra a covid-19 está chegando para faixas etárias mais jovens. Mas quem já tentou agendar a aplicação – e isto está sendo feito pela internet – muitas vezes enfrenta dificuldade. Seja pelo número de doses limitadas ou até pelo excesso de acessos aos sites das prefeituras, que não raro travam, é preciso tempo e paciência. A tarefa é ainda mais complicada para quem não tem intimidade com o mundo digital.

Justamente para ajudar as pessoas que não estão conseguindo agendar, moradores do condomínio Villaggio Laranjeiras, localizado em Valparaíso, criaram ontem (24) grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para ajudar seus vizinhos.

“Vi muita gente reclamando da dificuldade em conseguir agendar nos outros grupos de WhatsApp que participo. E desde o início da campanha de vacinação venho compartilhando não só mensagens de agendamentos como conteúdos que dão informações corretas sobre a importância da vacinação. Então ontem decidimos criar o grupo Vacina Villaggio, onde pegamos os dados dos nossos vizinhos para tentar o agendamento nos sites das prefeituras”, conta a moradora Greici Carvalho, uma das responsáveis pela iniciativa.

Banner do grupo de WhatsApp criado nesta quinta-feira (24) pelos moradores. Imagem: Divulgação

Segundo ela, até às 10h e 50 dessa sexta-feira (25) já haviam 15 voluntários trabalhando para marcar a vacinação. E, até aquele momento, cerca de 20 moradores já haviam passado os dados. “É uma iniciativa coletiva. Fizemos até uma planilha. A gente sabe que muita gente não tem tempo ou mesmo não sabe mexer. Principalmente o pessoal mais velho, ainda há muita gente com mais de 50 anos que precisa agendar a 2ª dose. Então quem tem disponibilidade está dando essa força”, destaca.

A moradora destaca que os voluntários estão marcando tanto na rede municipal de saúde da Serra quanto nos municípios vizinhos, uma vez que o SUS permite a imunização de qualquer pessoa que procurar o serviço, independentemente de onde mora. Segundo Greici só no condomínio há 800 unidades residenciais. Ela não soube informar quantas pessoas vivem no local.

Greici, que está grávida, disse ainda que faz questão de ajudar os vizinhos por entender a importância da vacinação para frear a tragédia sanitária que se abate sobre a humanidade, sendo o Brasil um dos que tem sofrido mais. Essa semana o país chegou a 509 mil mortes, atrás apenas dos Estados Unidos, com 609 mil vítimas, mas que tem um população 50% maior que a do Brasil.

E às 14h de hoje, o painel Covid-ES apontava 11.369 mortes pela doença em território capixaba. Dessas, 1.366 na Serra, município que só não tem mais vítimas fatais que Vila Velha.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

2 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

18 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás