Notícias

Moradores da Serra poderão escolher obras e serviços para seus bairros de forma on-line

Foto: Divulgação

Quer uma escola reformada, um novo posto de saúde ou uma especialidade médica para seu bairro? A oportunidade é agora. A Prefeitura da Serra realizará uma consulta pública, a partir de segunda-feira (17), para que os moradores do município possam apontar quais as ações o cidadão considera como prioritárias em cada região.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa foi feita pelo prefeito Sergio Vidigal, que foi expressada no seu Plano de Governo, e em conjunto com a AMO – Assembleia Municipal do Orçamento e FAMS –  Federação das Associações de Moradores da Serra, criou-se uma nova metodologia para o Orçamento Participativo.

Essa metodologia tratará como demandas todas as solicitações, existe uma tradição em escolher obras e nesta nova metodologia a Prefeitura ouvirá também as necessidades de serviços, como solicitação de Wi-Fi na praça, curso de capacitação, especialidades médicas nas US, e outras.

Para participar, basta o morador acessar o site: http://planeja.serra.es.gov.br/ e começar a opinar sobre como deseja aplicar o Orçamento Participativo (OP) 2022. Para validar as sugestões, o cidadão deve fazer o cadastro com seus dados.

São disponibilizadas diferentes áreas, dentro das quais o munícipe pode escolher até três ações dentro de cada área. São elas: saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura. Ainda há um espaço para se fazer outras sugestões caso não encontre a opção de melhoria para o seu bairro.

Destaque para a consulta sobre a Obra da Cidade, que é um investimento de grande importância que atenderá não só a população do bairro, mas todos que trafegam diretamente por ela e toda cidade que será beneficiada pela melhora no fluxo do trânsito.

Neste item a população participará com apenas um voto para escolher entre: – Binário da Norte-Sul; – Mergulhão Bairro de Fátima / Eurico Salles; – Trevo de Serra Sede / São Domingos.

As sugestões podem ser feitas até o dia quatro de fevereiro. A próxima etapa do OP será uma análise técnica, realizada pela equipe do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, que vai elencar a viabilidade das demandas apresentadas. Nessa triagem serão utilizados critérios como recursos do orçamento, o Plano Plurianual (PPA) e Lei do Orçamento Municipal (LOA), alinhados ao Plano de Governo, dentre outros.

Para finalizar esse processo serão elencadas as prioridades que poderão ser realizadas efetivamente para cada região. Essa última acontecerá de maneira presencial nas 11 Regiões do Orçamento Participativo, juntamente com a (AMO) Assembleia Municipal do Orçamento por meio dos seus delegados.

Novo OP – a nova metodologia do Orçamento Participativo prioriza a participação do cidadão, que terá a oportunidade de acessar e contribuir com sua escolha de onde estiver. A ação é uma das iniciativas para tornar a Serra uma cidade humana, inteligente, criativa e sustentável.

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Costa, pontua que desenvolver com a cidade uma metodologia que colete as sugestões, análise viabilidade de execução e priorize de forma participativa é evoluir no processo de tomada de decisão coletiva. “O munícipe ganhará segurança e confiança no que está sendo feito e a gestão conseguirá empreender mais transparência e mais assertividade na aplicação dos recursos. Queremos ampliar cada vez mais a governança participativa e esse é um passo importante dado pela atual gestão”, comenta Juliana

A Diretora do Núcleo do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, afirma que por meio desta nova metodologia a consulta popular passa a ser muito mais do que votar em demandas que alguém encaminhou. “Será a visão do cidadão serrano sobre o que deve ser realizado para melhorar o seu bairro e nosso município”, disse Daniele.

O presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, comenta que está confiante com esta nova metodologia e no processo de participação do movimento popular. “O principal diferencial deste Orçamento Participativo é o compromisso de cumprir pelo prefeito Sergio Vidigal”, acredita Guilherme.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás