Notícias

Moradores da Serra conseguem reduzir dívidas e ganhar descontos de até 60% nas contas de luz e água durante ação social

Segundo o idealizador do projeto, deputado Vandinho Leite, a ação visa enfrentar a pandemia sob o perspectiva do consumidor. Foto: divulgação.

Durante a passagem da “Blitz do Consumidor”, projeto idealizado pelo deputado Vandinho Leite (PSDB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por Nova Almeida, na Serra, ontem, moradores como o Giovani, que estava acompanhado de sua mãe, Clarice, saíram da ação com suas dívidas de água e energia negociadas de forma justa e compatível com seu orçamento, além de se cadastrarem nas tarifas sociais, que dão descontos de até 60% no valor das contas.

No caso do Giovani, a família dele estava com um débito em atraso avaliado em R$ 5 mil. Após passar pelo atendimento junto à Comissão e ao Procon-Ales, ele conseguiu redução no valor do débito, que agora será pago em parcelas de R$ 40,00 por mês.

“Estou muito feliz! Agora, a gente vai poder quitar essa dívida que estava acumulada. Sem a negociação feita aqui na Blitz do Consumidor, não sei o que faríamos para voltar a ter energia em casa, porque não tínhamos condições de arcar com um valor tão alto”, disse o jovem.

De acordo o deputado Vandinho, ações como a da “Blitz do Consumidor” cumprem importante papel social. “Nosso trabalho tem sido levar à população a oportunidade de ela pagar seus débitos de maneira mais justa, sem que seu orçamento seja comprometido por completo. Também é importante informar e garantir aos consumidores o acesso às tarifas sociais de água e energia, que barateiam, consideravelmente, o valor das faturas em cada mês”, ressaltou.

Tarifas

Podem solicitar a tarifa social de energia as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa; pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BCP), bem como os portadores de doenças que precisem de uso de equipamento que dependa do consumo de energia elétrica. Nesses casos, os descontos podem ser de até 65%.

Já a tarifa social de água, no modelo atual, pode ser solicitada pelas famílias inscritas no Bolsa Família, no Bolsa Capixaba, no BPC e em algumas faixas do Minha Casa Minha Vida. Os descontos nas faturas chegam aos 60%.

Documentos

Para a realização de cadastro nas tarifas sociais e outros atendimentos no Procon-Ales, os moradores precisam comparecer ao local do evento levando os seguintes documentos: RG, CPF, faturas de energia e água, além de cartões dos programas sociais do governo federal como Cartão Cidadão, Bolsa Família e BCP, caso receba algum desses benefícios.

Atendimentos
Além dos atendimentos realizados nos bairros por meio da “Blitz do Consumidor”, a população também pode buscar mais informações sobre as tarifas sociais em atendimentos presenciais realizados no Procon-Ales. Para isso, é preciso realizar agendamento pelo site da Assembleia, no seguinte endereço: https://procon.al.es.gov.br/procon, escolhendo, em seguida, a opção “Agenda Fácil”. Lá, deverão ser escolhidos a data e o horário do atendimento.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

3 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

4 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

16 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

18 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

22 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás