Categories: Arquivo

Moradores e comerciantes se únem e transformam lixão em área de lazer

O campinho de areia é utilizado principalmente pelas crianças, pois é o único local de lazer do bairro. Foto: Divulgação leitor

Um lixão que provocava dor de cabeça para quem mora no bairro Nossa Senhora Conceição, região da Serra Sede, deu lugar, há pouco mais de um mês, a uma área de lazer para crianças e adolescentes. A união entre moradores e comerciantes fez ser possível a construção de um campinho de futebol de areia, com tudo doado pela comunidade, mão de obra e material.

A área de lazer, única do bairro, fica na rua Doutor Almir Neves, em frente ao bar JS. O líder comunitário, Marquinhos Cabral, conta que o local vivia cheio de todo tipo de lixo e que foram retiradas duas caçambas do local, quando a limpeza foi realizada. “Tudo era jogado ali, pedaço de guarda-roupa, sofá velho, resto de comida, era uma podridão só. Tem uma padaria perto do local e um bar, era insuportável até tomar café da manhã lá. A Prefeitura veio e limpou o terreno. Nós fizemos uma vaquinha, um pouco de dinheiro de um e de outro e conseguimos arrecadar os cerca de R$ 350, que foi o custo do caminhão de areia”, destaca.

Marquinhos ressalta que quatro moradores ajudaram a fazer o trabalho. “Espalhamos a areia, fizemos uma espécie de arquibancada com pneus usados e cercamos o local com plantas e paletes”.

Foram retirados do terreno duas caçambas de lixo. Foto: Divulgação leitor

Um dos moradores envolvidos na ação foi o dono do bar JS, Luciano Batista Cardoso. Ele afirma que mora no local há três anos. “Desde que vim morar aqui, esse problema existia. Mas com a união dos moradores conseguimos resolver essa situação. Mexemos com comida e era um tormento, porque o mau cheiro era grande e até atrapalhava nossas vendas e a da padaria que fica próximo daqui também, além das barraquinhas de comida que costumam vender à noite. Hoje, a realidade é outra e estamos satisfeitos”.

Luciano salienta que até a educação dos “sujões” mudou. “A comunidade está se reeducando. Até mesmo a limpeza do campinho é feita pela gente. Volta e meia alguém se oferece para rastelar o campo e manter o local limpo. Também estamos conversando com os moradores no sentido de sempre manter a limpeza da área atualizada”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

1 minuto atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

56 minutos atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

60 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

1 hora atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

1 hora atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

2 horas atrás