Categories: Notícias

Morador sofre com falta d’água em Jacaraípe toda quarta-feira

 

Raquel Folha, do bairro Jardim Atlântico, diz que a caixa de 1.000 litros é insuficiente quando a água demora a voltar. Foto: Fábio Barcelos

Caio Dias 

Já virou rotina para a população dos bairros de Jacaraípe: falta água toda quarta-feira. Segundo relato de moradores, isso já acontece há mais de um ano. As torneiras secam no início da manhã e voltam a ter água no início da noite. Mas às vezes, o problema se prolonga até a madrugada.

É o que conta a moradora do bairro Jardim Atlântico, Raquel Folha: “Temos uma caixa d’água de 1000 litros, mas quando a água não volta até às 18h, já não podemos mais tomar banho. Teve um dia que ficamos esperando a água voltar, mas só foi chegar de madrugada”, disse a estudante universitária. Na casa de Raquel são quatro pessoas e mais quatro inquilinos em outra casa, que dividem a mesma caixa.

Mais difícil ainda é para a família de Cíntia Santos, de Lagoa de Jacaraípe, que não tem caixa para armazenar a água. “Guardamos água para lavar louça e fazer almoço, mas por não poder tomar banho, as crianças que estudam à tarde nem vão à escola”, ressaltou. Na família de Cíntia são nove pessoas e quatro são crianças.  

A moradora do bairro São Francisco, Fernanda Souza, diz que mesmo tendo caixa d’água, não dá para lavar roupa no dia. Hoje a família, que tem quatro pessoas, já se prepara para as quartas-feiras sem água de Jacaraípe. “Já fomos pegos de surpresa, pois não sabíamos que ia faltar”, conta.

A mesma queixa também é registrada no bairro Costa Dourada, onde mora Yane Santos. “Moramos em quatro pessoas, uma delas é um bebê, então isso incomoda muito. Porque quem tem filho sabe, que precisa de banho pelo menos três vezes ao dia, sabe como é”, disse a recepcionista.

Através da assessoria de imprensa, a Cesan informa que a região da Grande Jacaraípe está passando por obras de setorização das redes de distribuição de água. As paralisações acontecem periodicamente para interligação de redes e duram menos de 24 horas. A Companhia lembra que disponibiliza as informações no site e pelo telefone 115, e pede aos moradores que verifiquem se sua reserva interna de água (caixas d’água, por exemplo) está de acordo com as normas técnicas vigentes, ou até mesmo tendo uma referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para dois dias. Sobre a previsão do término da obra, a companhia não respondeu.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro evento para divulgação do livro "Brilho Interior", quando forma distribuídos mais de 300…

34 minutos atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

2 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

2 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

3 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

3 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

3 horas atrás