Categories: Meio Ambiente

Morador diz que sede da APA Jacuném é mal aproveitada

Luciano Flores reclama do fechamento nos finais de semana. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Inaugurada há um ano com um custo final de aproximadamente R$ 2,1 milhões, a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da lagoa Jacuném em Barcelona se reduziu a um deck com vista para uma lagoa poluída. É o que afirmam moradores vizinhos. Eles reclamam que não há funcionários no local para receber e orientar os visitantes sobre a reserva, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Morador da região há 30 anos, o professor Alessandro Valadares diz já não visitar o local com sua família. “Apesar de conhecer bem a região, quando estive na inauguração fiquei encantado com a possibilidade de ações principalmente com as crianças. Hoje o que se vê é um grande Deck com vista para uma lagoa poluída e mal cheirosa”, critica.

O também morador do bairro, Luciano Flores, também reclama da subutilização do espaço. “É bonito você ter um Deck dentro do bairro com vista para Lagoa Jacuném, mas isso é pouco. Em meio a uma crise hídrica, vemos uma lagoa totalmente poluída e fedorenta. Não há nenhuma ação de despoluição da mesma e de suas nascentes”, lamenta.

Ainda segundo Flores, ações como de replantio de árvores nativas ou de limpeza de lixo nas margens da Jacuném, seriam importantes para despertar principalmente nas crianças, uma atenção maior para o problema.

Já a Prefeitura nega que a sede da Apa esteja subutilizada. Através da assessoria de imprensa afirma que no local são feitas visitas monitoradas, palestras, exposição de animais empalhados e de fotos, além de mosaicos ecológicos. Também há capacitação para servidores.  Todos os projetos estão abertos às comunidades.

Informou ainda que A APA Jacuném está aberta ao público segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e que visitas monitoradas devem ser agendadas no e-mail apa.jacunem@gmail.com e nos tels. 3291-2400 ou 3241-8358.

 

Tags: Apajacunem
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Oficina do Conhecimento comemora um ano com atividades gratuitas para mães e filhos

No dia 25 de maio, a Oficina do Conhecimento, em Barcelona, vai comemorar seu primeiro ano de funcionamento e quebra…

8 horas atrás

Sedu abre 170 vagas de intercâmbio gratuitos no Canadá, Chile e nos EUA

A Secretaria de Educação (Sedu) está ofertando 170 vagas para estudantes fazerem intercâmbio gratuito em três países: Canadá, Estados Unidos…

9 horas atrás

Reunião vai bater o martelo sobre crédito internacional para 3ª via Serra-Vitória nesta quinta

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Sergio Vidigal, juntamente com representantes da União e do Banco dos BRICS, deverá finalizar as…

9 horas atrás

Feinbares e Salão Sabores levam aulas-show com chefs renomados à Serra

A Feinbares, feira de negócios para bares, restaurantes e similares, que está no mercado para divulgar novidades e soluções para…

9 horas atrás