Categories: Notícias

Morador diz que barreira pode cair às margens da 101

O líder comunitário, Hercules Luchi, mostra a área de risco, que fica em frente a passarela construída pela Eco-101. Foto: Fábio Barcelos

Por Gabriel Almeida

Uma ribanceira às margens da Rodovia do Contorno (BR 101) em André Carloni corre risco de desabar. E se isso acontecer é possível que atinja os veículos que trafegam na BR, podendo inclusive interditar a via. É o que alertam moradores do bairro.

A encosta pode ser acessada pela rua São Paulo e fica próxima à passarela de pedestres que liga o bairro ao vizinho Jardim Carapina. “A encosta  está com muito entulho e bastante lixo. Esse tipo de resíduo só piora o risco de deslizamento ”, avalia Hercules Luchi, presidente da Associação de Moradores de André Carloni.

Hercules ainda disse que se nada for feito a ribanceira vai cair em cima da pista, ressaltando que a erosão corrói a encosta a cada chuva forte. “Se isso não for resolvido logo qualquer chuva forte pode desabar esse barranco e levar a rua São Paulo do nosso bairro junto. O pior é se alguma casa for afetada”, alerta.

Uma moradora da rua São Paulo, Luzia Pavezi,  confirma a reclamação do presidente da comunidade. “Precisamos de um muro de contenção para que este problema seja resolvido”, explica Luzia.

A concessionária Eco 101, responsável pelo trecho capixaba da BR, prometeu enviar técnicos ao local para avaliar a situação. E apesar de ter implantado uma passarela no início do ano entre André Carloni e Jardim Carapina, adiantou que não poderá fazer nenhum tipo de obra de contenção da encosta.

A Eco 101 alega que o trecho do Contorno de Vitória, cuja distância na Serra é de 11km entre a ponte sobre o rio Santa Maria e o viaduto de Carapina, não está oficialmente sob sua concessão. A concessionária diz ainda que “apenas a manutenção e conservação da via para garantir a trafegabilidade da rodovia”.

E concluiu informando que é obrigação da Prefeitura cuidar da encosta, já que acima dela há uma via municipal. Também pela assessoria de imprensa, a Prefeitura disse que irá mandar técnicos para avaliar os riscos no local.

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás