Categories: Notícias

Morador denuncia problemas em prédio da Cyrela/Incortel na Serra

O desastre do condomínio de luxo Grand Parc, em Vitória, deixou uma pessoa morta e quatro feridas, além de centenas de desalojados. Foto: Divulgação Whatsapp

Clarice Poltronieri

O desabamento da área de lazer de um condomínio de luxo na Enseada do Suá em Vitória, trouxe à tona a discussão sobre segurança nos prédios. Principalmente dos construídos pela Cyrela/Incortel, empresas responsáveis pelo condomínio onde aconteceu a tragédia em Vitória.

Um dos empreendimentos da empresa na Serra é o condomínio de prédios Reserva Verde, localizados ao lado do Parque da Cidade em Laranjeiras. Assim como no condomínio da Enseada do Suá, este também tem área de lazer com piscina sobre o estacionamento. E segundo o síndico interino do Reserva Verde, Alexandre Rosa, desde a entrega do empreendimento foram constatadas irregularidades.

“Logo que foi contratado o condomínio e entregue o memorial, o síndico viu que o material descrito no memorial era diferente do usado na obra. Desde então, temos realizado assembleias e contratamos um engenheiro para fazer um parecer técnico, que saiu há uns quatro meses, mostrando as irregularidades”, revela.

Alexandre disse ainda que já houve uma assembleia e a contratação de um advogado para ajuizar uma ação na justiça, mas afirma que não há risco de desabamento, como ocorreu em Vitória. “Os moradores estão cientes de que não há risco de desabamento, o que queremos é apenas o ressarcimento, pois pagamos por um serviço de qualidade e tivemos outro, inferior ao proposto. Infelizmente, vemos que esse tipo de atitude das construtoras é quase unânime”, afirma.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra disse que o papel do município é aprovar o projeto e licenciar a obra com base na legislação do Plano Diretor Municipal e o Código de Obras, além de emitir o Habite-se após laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Afirma ainda, que quem responde pela obra é o engenheiro responsável pelo projeto, através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a construtora durante um período após a conclusão da obra.  Na identificação de problemas devem ser acionados Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Já o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) não respondeu aos questionamentos da reportagem até o encerramento desta edição.  Cyrela e Incortel também não se manifestaram sobre os problemas no Reserva Verde.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

11 minutos atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

19 minutos atrás

Golpistas vendiam consórcio falso na Serra e ameaçavam vítimas com arma de choque, revela Vandinho

Na manhã dessa quinta-feira (02), foi deflagrada a terceira fase da Operação Consórcio Fake mirando uma empresa de investimentos situada…

25 minutos atrás

Vidigal assina ordem de serviço para reformar unidade de saúde e praça de Chácara Parreiral

O prefeito Sergio Vidigal assinou na noite da última terça-feira (30) a ordem de serviço para a revitalização e ampliação…

38 minutos atrás

Promotor que já atuou na Serra toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Nesta quinta-feira (02), Francisco Martínez Berdeal tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo…

42 minutos atrás

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

1 hora atrás