Categories: Meio Ambiente

Morador da Serra sofre com fumaça de incêndios à noite

Bombeiros trabalharam para conter incêndio na turfa próximo a Cantinho do Céu na manhã da última terça-feira (26). Foto: Divulgação leitor

Além do supercalor, do pó preto e outras fontes de poluição, moradores da Serra e de cidades próximas estão sofrendo com outra vizinha indesejada: a fumaça dos incêndios. Situação que pode gerar ou agravar problemas respiratórios e levar até à morte. Há quem diga que vem do solo de turfa no entorno do Mestre Álvaro. Há os que falam, porém, que a fumaça vem de fogo ateado em vegetação verde na Serra e até em outras cidades como Aracruz.

Na turfa, de fato, houve ocorrência. Na manhã da última terça – feira (26), o Corpo de Bombeiros combateu um incêndio em Cantinho do Céu, bairro vizinho de Jardim Tropical. Mas segundo a assessoria de imprensa da corporação a situação foi controlada ainda naquela manhã e, até à tarde de ontem (28), não havia registro de fogo na turfa, que é de difícil combate. Isso porque atinge o solo repleto de vegetação em decomposição, numa área que normalmente fica molhada.

Mas a fumaça continuou sendo sentida na noite e madrugada de quarta-feira (27), e no início da noite de ontem (28) podia ser notada em Laranjeiras. Segundo a assessoria dos Bombeiros, um incêndio foi combatido em área verde do bairro na quarta-feira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também negou que a turfa continuava queimando. Em nota divulgada pela assessoria, disse que a fumaça dos últimos dias não foi causada pela turfa. “Trata-se de fogo em vegetação, atendido pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil monitora a região da turfa e mantém contato com o Corpo de Bombeiros para obter informações atualizadas da situação local”.

A moradora de Nova Almeida Jana Tork relata que o cheiro de fumaça tem sido constante. “Na noite de quarta para quinta foi sufocante. Só consegui dormir às 5h da manhã. A fumaça cobre o bairro de madrugada, parece que vem também da região de Aracruz”, afirma.

Nas redes sociais, o morador de Jacaraípe Antônio Carlos Aprijo postou vídeo mostrando forte fumaça na noite de terça para quarta-feira no bairro. De Colina de Laranjeiras, Madalena Brito também reclamou do problema.

Em entrevista concedida ao Tempo Novo no início de fevereiro, a presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo,Ciléia Martins, diz que tem observado um aumento em problemas respiratórios, principalmente com o calor e os incêndios.Ela explica que os mais afetados são crianças, idosos e alérgicos, e que a fumaça pode gerar complicações respiratórias e levar até à morte. 

Leia também:
Fumaça de incêndios aumenta problemas respiratórios na cidade
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

51 minutos atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

1 hora atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

2 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

3 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

4 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

4 horas atrás