Categories: Notícias

Morador da Serra é o inventor da célula de segurança para coletores de lixo

Jean Carlos Gonçalves é o inventor do equipamento, que pode salvar vidas de coletores de lixo em todo o país

Jean [no destaque] é o criador do equipamento. Foto: Divulgação
A iniciativa de um morador da Serra pode beneficiar coletores de lixo de todo o país. Jean Carlos Gomes Gonçalves é o inventor da célula para o transporte desses profissionais, evitando acidentes que podem ter consequências graves durante o exercício das suas atividades.

O equipamento já foi testado e aprovado na cidade do Rio de Janeiro. No Espírito Santo, Serra e Vitória podem ser as primeiras cidades a implantar o novo equipamento. O investimento varia entre R$ 40 e 60 mil, e cada célula pode levar entre dois e quatros coletores.

Em conversa com o TEMPO NOVO, Jean explicou que a instalação do equipamento em caminhões coletores de lixo é importante para o cumprimento do que determina a Legislação de Trânsito, cujo artigo 235 proíbe que se ande nas traseiras de caminhões.

“Nós estamos informando às pessoas que elas precisam cumprir a legislação federal. Temos condições. de oferecer nosso equipamento para cidades de todo o país, lembrou”.

A ideia

Jean Carlos idealizou o equipamento em 2015. “Estava com problema de saúde e fui orientado a andar de bicicleta. Durante esses exercícios pude presenciar a dificuldade que os coletores passavam durante o trabalho e passei a pensar em um equipamento que oferecesse segurança e conforto em suas atividades. Criei e patenteei o equipamento, que espero seja implantado em cidades de todo o Brasil”, destacou.

Jean já viajou por diversos estados para apresentar a sua ideia. Ele é morador da Serra, do bairro Morada de Laranjeiras.

A reportagem solicitou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra se existe interesse do município sobre a ideia e quando poderia ser implantada. Em nota, a Secom disse que “A licitação dos serviços de limpeza pública já segue as normativas de segurança. O que é determinado pela lei já está no contrato”.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

4 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

5 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

6 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

6 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

6 horas atrás