Categories: Meio Ambiente

Morador acusa Cesan de jogar esgoto em lagoa e cobrar pelo tratamento

Moradores do bairro Barcelona estão revoltados com Cesan/Ambiental Serra. Eles denunciam que a empresa, que cobra taxa de esgoto na conta de água, fez ligação indevida do esgoto doméstico não tratado coletado das casas na rede de drenagem pluvial que deságua na lagoa Jacuném.

A ligação irregular teria sido feita no final da Avenida Região Sudeste, a principal do bairro. Inclusive há um vídeo feito por moradora mostrando a situação. Com isso o esgoto que deveria ser encaminhado para o tratamento numa estação entre Barcelona e Maringá, vai direto para a Jacuném, que é Área de Proteção Ambiental (APA) e forma o rio que deságua em Jacaraípe.

“É um absurdo. Além de crime ambiental a empresa está lesando o consumidor por cobrar um serviço que não está sendo feito. A comunidade não pode aceitar isso. A lagoa Jacuném é um patrimônio natural que sofre demais com esgoto não tratado e pagamos por isso ainda. Precisamos de socorro”, reclama o morador de Barcelona, Renato Ribeiro.

Segundo a moradora Yara do Carmo Lopes Guimarães a ligação do esgoto na rede pluvial foi feita pela própria Cesan/Ambiental Serra e há anos vem causando transtorno aos moradores da região.

“Quase que diariamente o esgoto desce por toda rede pluvial até a Lagoa. O cheiro na avenida fica insuportável. Toda a semana temos que ligar para a Cesan. Eles vêm até o bairro, retiraram o excesso de esgoto com uma bomba, porém não resolvem o problema em definitivo. O próprio funcionário da empresa confirmou que eles fizeram esse paliativo por conta do subdimensionamento da rede de esgoto do bairro”, afirmou.

A Cesan/Ambiental Serra é concessionária que gerencia o esgoto no município em formato de Parceria Público Privada (PPP) desde janeiro de 2015. De lá para cá, já tomou 51 multas por danos ambientais ligados ao descarte irregular de esgoto. Ao todo o valor das infrações já soma R$ 4.5 milhões. Moradores que tem a rede ligada pela empresa passam a pagar 80% a mais na conta de água. A tarifa é para a coleta, tratamento de esgoto e descarte adequado do líquido.

Ambiental Serra e Cesan foram procuradas, assim que houver resposta será publicado aqui.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

48 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

59 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás