Categories: Divirta-se na Serra

Moqueca capixaba pode virar patrimônio nacional

A iniciativa é dos empresários do setor de bares, restaurante e hotelaria. Foto: Divulgação Governo do ES

A moqueca capixaba, prato admirado por turistas e por capixabas, pode ser tornar patrimônio imaterial do Brasil. O projeto chamado “A Autêntica Moqueca Capixaba” é uma iniciativa do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) em parceria com o jornalista e escritor Cacau Monjardim.

O objetivo é realizar um levantamento histórico da origem e da verdadeira receita do maior prato típico do Estado com apoio de uma comissão de chefs.

A apresentação do projeto acontece nesta terça-feira, dia 14, às 8h, no hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

No evento é esperada a secretária de Estado do Turismo, Diomedes Caliman Berger; do subsecretário de Turismo de Vitória, Felipe Ramaldes; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo, Dionísio Corteletti.

A intenção é registrar a moqueca capixaba no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Espírito Santo, e ainda criar um selo de qualidade para os restaurantes capixabas que seguirem a autêntica receita.

Selo

Os restaurantes que aderirem ao projeto terão que assinar um termo de compromisso e disponibilizarem em seu cardápio a verdadeira receita da moqueca capixaba; após isso, serão avaliados pela comissão técnica e, se aprovados, receberão do Convention Bureau o selo “A Autêntica Moqueca Capixaba”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

32 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

38 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás