Categories: Sem categoria

Modus Operandi do PMDB

“Verba volant, scripta manent (As palavras voam, os escritos permanecem)”. Com esse trecho o vice-presidente inicia seu direcionamento à Dilma Rousseff em tom de desabafo, no dia 07 de dezembro.

Não vou entrar no mérito sobre o impeachment – apesar de pessoalmente ser contrário, mais por representar um risco maior à democracia e menos pelas consequências do atual governo petista –, mas sim tecer alguns poucos comentários sobre modus operandi do PMDB nacional.

Antes, porém, é imprescindível algumas generalizações. Em primeiro lugar, todos os partidos políticos buscam alcançar o poder e ponto. Em segundo, até mesmo por consequência dessa primeira afirmação, em qualquer agremiação partidária há divergências internas. Uma das diferenças entre os partidos, assim, é a forma (o modus operandi) como buscam seus espaços na estrutura de poder.

E nesse sentido o PMDB possui uma característica única: se mostra dividido para o mercado político. Com isso, há uma dificuldade maior em negociar seu apoio. São necessárias maiores concessões pois há vários ‘caciques’, além do presidente da sigla. Entretanto, essa divisão – e não podemos confundi-la com as divergências internas – é aparente. E as movimentações atuais de parte considerável de seus líderes tem mostrado isso.

O movimento do vice-presidente foi o retrato do que vinha se desenhando. Mal foi deflagrado o processo de impedimento da presidenta e logo nos dias seguintes iniciaram-se uma série de reuniões de gabinete com governadores e lideranças do PMDB.

Data venia (respeitosamente peço licença) para apresentar minha humilde opinião – que nem é tão divergente como requer o uso correto do termo.

Tags: PMDB
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

6 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

12 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

13 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás