Representantes das comunidades LGBTI, movimento negro, juventude e outros segmentos organizados da Serra vão participar de uma mobilização intitulada Lutem pelos Seus Direitos-Marcha Vitória. O movimento é nacional e acontecerá simultaneamente nas diversas capitais do país e é uma reação a decisão da Justiça do Distrito Federal que autoriza a terapia de reversão sexual por psicólogos, a chamada ‘cura gay’.
O evento será nesta sexta-feira (22), entre 17h30 e 23h30, com concentração na Escadaria do Teatro Universitário da Ufes e já tem confirmada a participação de 1,4 mil pessoas, em uma página criada no Facebook. “Será uma mega mobilização, que contará com muitos representantes de diversos segmentos da Serra”, disse Evelyn Macedo, vice-coordenadora do Fórum LGBTI da Serra (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Intersexos).
A movimentação vem após a decisão da Justiça do Distrito Federal, em liminar, que autoriza as terapias de reversão sexual por psicólogos. Lembrando que esse tipo de tratamento contraria o que determina o Conselho Federal de Psicologia, em uma resolução datada de 1999. Em tempo: em 1990, a Organização Mundial de Saúde deixou de considerar a homossexualidade doença.