O ministro Maurício Quintella esteve no Estado nesta segunda-feira (31), acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, para discutir alternativas que garantam a duplicação da BR 101
A duplicação da BR 101, obra federal executada pela concessionária ECO101, pautou a reunião entre o governador Paulo Hartung (PMDB), o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos. O encontro contou com a presença de representantes das bancadas federal e estadual, do setor produtivo capixaba e de autoridades estaduais e municipais.
Lideranças políticas e empresários falaram sobre a importância de manter o cronograma de duplicação da BR 101 e a retomada de investimentos federais no Estado.
Em resposta, o ministro prometeu que em até 60 dias terá um retorno sobre a proposta da Eco 101 e também das alternativas da própria ANTT para a repactuação do contrato da rodovia. Quintella ressaltou também que o Governo Federal está trabalhando para retomar, ainda este ano, as obras do Contorno de Vitória e da BR 262, e que a inauguração da ampliação do Aeroporto de Vitória está mantida para dezembro.
Em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung ressaltou que o encontro com o ministro dos Transportes e o presidente da ANTT foi intermediado pela bancada federal. “O motivo destas visitas é o debate sobre a duplicação da BR 101. Fizemos um encontro envolvendo representantes da sociedade capixaba com a presença de empresários, prefeitos, lideranças sociais e deputados das bancadas estadual e federal. Precisamos ter respeito nos contratos assinados entre as partes”, afirmou Hartung.
O contrato de concessão de duplicação da BR 101 no Espírito Santo é federal. Ele foi assinado entre a ANTT e a ECO 101 em 2013, por um prazo de 25 anos.
O objeto é a concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário dentro do trecho que se inicia em Mucuri (Bahia) até a divisa entre Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Devem ser implantados 32 trevos em desnível e 24 rotatórias em nível, 36 quilômetros de vias marginais, 19 passarelas, além de todo serviço para monitoramento, atendimento e socorro nas rodovias, além de duplicar os 475,9 km e realizar atendimento 24 horas.
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