Especial: pandemia de coronavírus

Ministro da Saúde diz que vacinação contra Covid-19 começa na próxima semana no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

A tão esperada vacinação contra o coronavírus pode começar na próxima quarta-feira (20), em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a mais de 140 prefeitos durante reunião nesta quinta-feira (14). No entanto, há um detalhe: o prazo somente se tornará realidade caso os imunizantes forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os gestores da cidade, que participaram do encontro, estão divulgando a informação através das redes sociais.

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, publicou o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), em uma rede social.

O TEMPO NOVO apurou que cerca de 140 prefeitos se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, com o ministro da Saúde. A reunião foi convocada pelo Ministério da Saúde para tratar sobre estratégias de vacinação no Brasil.

Pouco antes do encontro virtual, o Governo Federal já havia anunciado que previa o início simultâneo da aplicação das doses em todas as capitais brasileiras de três a cinco dias, após a aprovação do uso emergencial das vacinas pela Anvisa.

A pasta classifica esse tempo como necessário, pois as doses precisam ser dividas em lotes e enviadas para as maiores cidades de cada estado. A expectativa é que a Anvisa autorize o uso emergencial das vacinas produzidas pelo Butantan e Fiocruz no próximo domingo (17).

No Espírito Santo, a última previsão repassada pelo Governo do Estado é que a vacinação deve começar até o final de janeiro. Na Serra, a Prefeitura deve seguir o cronograma repassado pelos governos Estadual e Federal. A reportagem entrou em contato com o Município para saber se já existe previsão para a vacinação, mas ainda não obteve retorno.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

5 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

10 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás