Categories: Meio Ambiente

Ministério Público vai investigar desmate autorizado pelo Estado

No local desmatado há árvores grandes e presença de animais silvestres. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

A devastação de uma área de mata Atlântica na zona rural da Serra entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos será investigada pelo Ministério Público Estadual (MPES). O desmatamento atingiu uma área com cerca de 8 hectares, o equivalente a oito campos de futebol. Aconteceu numa fazenda particular e foi autorizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A assessoria de imprensa do MPES disse que um procedimento para apurar o caso foi aberto após o órgão receber um boletim de ocorrência e relatório fotográfico da Polícia Ambiental no início de julho. Tempo Novo noticiou com exclusividade o caso e a reportagem esteve no terreno na última terça (02) junto com quatro técnicos do Idaf, dentre eles o responsável por assinar a liberação, Isidoro Nascimento Simões.

Isidoro disse que a autorização foi dada dentro da legalidade, pois se tratava de floresta em estágio inicial de regeneração, fora de área de preservação permanente (APP) e reserva legal da propriedade. Mas no terreno descampado, há arvores grandes, com cerca de 15 m de altura segundo os próprios técnicos, que não souberam informar a razão delas terem sido poupadas nem a que espécie pertencem.

Já os ativistas ambientais que atuam na região, Claudinei Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), e Adriano Santana, dono do canal no Youtube As Aventuras de Nino, reclamam que o local devastado era habitado por animais ameaçados de extinção como a preguiça-de-coleira e a jaguatirica.

“Antes de ter autorizado um corte raso como este, o Idaf deveria ter exigido pelo menos um levantamento da fauna local”, observou Claudiney.  O órgão estadual não soube dizer o que os donos plantarão no terreno. Mas o único cultivo que há na região é o de eucalipto, cultura cujos novos plantios foram proibidos recentemente por lei municipal.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Circo, música e teatro de graça no ginásio de Barcelona no sábado

O bairro Barcelona, na Serra, se prepara para receber mais uma edição do Projeto Lona de Cultura e Arte neste…

46 minutos atrás

Pablo lança pré-candidatura a prefeito ao lado de autoridades e apoiadores

Autoridades estaduais e locais, além de populares, prestigiaram a prestação de contas do mandato do deputado estadual de Pablo Muribeca…

15 horas atrás

Motociclista sofre afundamento de crânio e tornozelo quebrado em grave acidente na Serra

Um motociclista de 33 anos ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades do bairro Nova Zelândia,…

17 horas atrás

Pesquisa revela que Vidigal está bem avaliado e seria o favorito nas urnas

Embora o prefeito Sergio Vidigal tenha anunciado que não disputará a reeleição este ano, ele continua sendo uma figura proeminente…

17 horas atrás

Se maternidade fosse paga, qual seria o salário de uma mãe?

Mulheres que ficam em casa em tempo integral cuidando dos filhos, geralmente são vistas como “pessoas que não trabalham”, considerando…

18 horas atrás

Inteligência artificial será tema da terceira edição do conecta.ceo

A inteligência artificial (IA) é tema recorrente na atualidade. Seja para trazer avanços em diversas áreas, seja para apresentar novas…

19 horas atrás