Categories: Saúde

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no ES

Ainda não há informações sobre de onde é a paciente. Foto: IOC/Fiocruz

Foi confirmado pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (5), o primeiro caso do novo coronavírus no Espírito Santo. Trata-se de uma mulher de 37 anos, moradora da Grande Vitória, que chegou há 14 dias de uma viagem que fez à Itália. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também confirmou a informação e disse que a mulher está isolada em sua residência.

A Sesa não passou informações sobre nome, bairro e cidade da paciente. A decisão foi tomada por conta de “sigilo médico” e também para não causar pânico na população. De acordo com a Sesa, a mulher voltou de suas férias no dia 20 de fevereiro, começou a apresentar sintomas no dia 22 e logo foi atendida pelas equipes de saúde de um hospital particular. O nome da unidade hospitalar também não foi divulgado.

Ainda segundo a Sesa, a família da paciente não está em suspeita e nem em isolamento. Isso acontece porque eles não apresentaram nenhum sintoma da doença. Vale destacar que o vírus demora 14 dias para ser totalmente eliminado do organismo da pessoa infectada. Após esse período, a vítima já poderá sair de seu isolamento.

Além do caso confirmado, existem outros quatro casos suspeitos no Espírito Santo. Todos eles estão em análise. Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o primeiro paciente suspeito da doença no Espírito Santo foi um morador da Grande Vitória, que deu entrada na Upa de Carapina no último dia 25 de fevereiro. O homem de 54 anos foi levado para o Hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, onde teve a suspeita descartada e foi diagnosticado com Influenza A.

No total, o Brasil já tem oito casos confirmados da doença. Sete deles são importados, ou seja, as vítimas foram infectadas fora do país, mas um deles a transmissão ocorreu dentro do Brasil. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Até o momento, os principais sintomas conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar. Para prevenir a doença, a orientação é ter cuidados higiênicos: lavar as mãos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, entre outras.

Governador diz que não há motivo para pânico

Após a confirmação, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), disse que a população não deve entrar em pânico por conta disso. Na saída de uma coletiva de imprensa, Casagrande comentou sobre a primeira confirmação do Covid-19 no ES, que até então só tinha casos suspeitos.

“Com os cuidados necessários, não é nenhuma razão para ter pânico. Não pode ter pânico, até porque muitas pessoas adquirem o vírus, muitas não; a grande maioria mesmo, como qualquer outro vírus, consegue com naturalidade e com tratamento ultrapassar. Então, não tem que ter pânico, tem que ter prevenção, tem que se cuidar. Qualquer sintoma, procurar uma unidade de saúde”, afirmou.

Vale lembrar que o Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, é uma das unidades de referência para tratamento da doença.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

55 minutos atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

14 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

16 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

20 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

22 horas atrás