Categories: NotíciasSaúde

Ministério da Saúde alerta para surto de dengue na Serra

Até a última quinta-feira (25) foram confirmados 6.391 casos de dengue na Serra. Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou no final da manhã desta terça-feira (30) a lista das cidades que estão em alerta ou risco para surto de dengue, zika e chikungunya. Com mais de seis mil casos de dengue, a Serra é uma das cidades que se encontra em alerta. Ainda segundo os dados do Governo Federal, os municípios de Barra de São Francisco e Pedro Canário foram classificados com risco de surto.

A classificação do Ministério da Saúde é dividida em três cores: verde (índice satisfatório), amarelo (em alerta) e vermelho (em risco). A Serra está com a bandeira amarela, isso significa que o município deve ficar em alerta para um possível risco de surto das doenças.  

Na semana passada, o Tempo Novo noticiou que a cidade estava correndo risco de uma epidemia de dengue. A afirmação foi dada pelo diretor do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilberto Mário dos Santos, que conversou com a reportagem e explicou que a circulação do tipo 2 da dengue, que é considerado o mais grave, é uma das causas do aumento tão violento nos casos.

A Serra está entre as nove cidades do Espírito Santo com alta incidência acumulada das quatro últimas semanas epidemiológicas. Além disso, o município é o único da Grande Vitória a aparecer no ranking da Secretaria Estadual da Saúde. Dados da Prefeitura da Serra, divulgados na quinta-feira (25), mostram que o aumento dos casos, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de 1.813%. Este ano já foram 6.391, enquanto no ano passado eram apenas 334.

De acordo com Gilberto, a dengue tem quatro variações de sorotipo e o tipo 2 não era visto no estado há mais de 10 anos. Como a população não estava tendo contato com o vírus, ela ficou mais suscetível para contrair a doença. “As chuvas que tivemos e a chegada do tipo 2 da dengue são alguns dos motivos para este aumento nos casos da doença. Esse é o tipo mais grave da doença e o que causa mais complicações, mas não era visto no estado havia muito tempo. Com isso, muitas pessoas estão tendo contato com o vírus pela primeira vez”, explicou.

Gilberto acrescentou que o município segue com o risco de uma epidemia. “A Serra ainda está em alerta máximo. Essa fase de alerta antecede uma epidemia ou surto; então, estamos trabalhando para combater o avanço da doença. O combate ao mosquito transmissor foi intensificado desde dezembro, quando percebemos através das nossas armadilhas a presença do tipo 2. Se não tivéssemos feito isso, a situação estaria muito pior”, disse.

Serra diz que intensificou combate ao Aedes aegypti

Através da assessoria de comunicação, a Prefeitura da Serra disse que o combate ao mosquito foi intensificado desde dezembro do ano passado com mutirões e forças-tarefas nos bairros com maior incidência. Ainda disse que os agentes têm atuado finais de semana. Entre as atividades realizadas, o município destaca a passagem dos carros fumacê, visita em domicílios e locais estratégicos como ferros-velhos, floriculturas, borracharias e ações educacionais.

O município ainda finalizou a nota enviada a reportagem dizendo que “foram ampliados os pontos de hidratação e coleta de exames, e há distribuição de repelentes nas unidades básicas”.

Saúde do Estado diz que não sabe o porquê do aumento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não soube explicar o porquê da explosão nos casos de dengue não só na Serra, mas em todo o Espírito Santo. O último boletim divulgado pela Sesa mostra que foram notificados 22.677 casos da doença em todo o estado. Na tarde de ontem, a assessoria da pasta disse que a Secretaria não sabe o motivo do aumento e ainda sugeriu à reportagem que pedisse explicação à Prefeitura da Serra acerca das razões do exponencial crescimento da doença na cidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

3 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

4 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás