Meio Ambiente

Milhares de peixes mortos são encontrados em lagoa poluída por esgoto na Serra

Fotos de moradores mostram peixes mortos na lagoa. Crédito: Divulgação

Conhecida por sua beleza natural que atrai moradores e turistas, a lagoa de Carapebus amanheceu com muito odor e tomada por milhares de peixes mortos neste domingo (24). A cena trágica foi registrada por moradores que frequentavam o balneário, onde o manancial deságua. O lançamento irregular de esgoto pode ser a causa da mortandade ocorrida neste fim de semana.

Vídeos e fotos recebidos pelo TEMPO NOVO mostram milhares de peixes boiando na água e outros já lançados nas margens da lagoa. Segundo ambientalistas, não se trata de um fenômeno natural, mas há grandes chances da causa ser o esgoto in natura que é jogado há anos nessas águas.

“Isso é uma tragédia, a causa não é natural com toda certeza. Essa situação é fruto da ação humana e bastante provável que seja poluição por esgoto”, disse o biólogo Cláudio Santiago em conversa com a reportagem.

O ambientalista Eraylton Moresch também acusa o lançamento irregular de esgoto como causa da mortandade. Ele ainda culpa a parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Serra e a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) pela ‘ineficácia’ no tratamento e coleta de esgoto. “Certamente (a causa) é a ineficácia da PPP”, disse.

Prefeitura diz que mortes de peixes podem ter sido causadas por esgoto e aciona Ministério Público

A reportagem acionou a Prefeitura da Serra relatando o problema registrado. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o Município informou que uma equipe esteve nesta manhã de domingo na Lagoa de Carapebus e constatou a presença de lançamento de alguns pontos de esgoto sem tratamento no local, o que pode ser a causa da mortandade de peixes.

Disse ainda que o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denicoli, agendou uma reunião no Ministério Público para a próxima quarta-feira (27) para reavaliar os contratos, investimentos e cronograma de ação da Ambiental Serra e da Cesan, bem como a responsabilidade de cada empresa em relação ao lançamento de esgotos sem tratamento na lagoa.

O TEMPO NOVO também entrou em contato com a Cesan, mas não obteve retorno até a finalização deste texto. Caso a demanda seja respondida, a matéria será atualizada.

Vereador cobra análise da água

Anderson (camisa azul) acompanha e cobra solução para problemas relacionados ao esgoto nesta região há anos. Foto: Divulgação

O vereador da Serra, Anderson Soares, acompanhou de perto a situação e disse que irá cobrar análise da água aos órgãos competentes. “Vou enviar ofício aos órgãos competentes cobrando a analise da água”, informou.

Ainda segundo o parlamentar, que mora em Praia de Carapebus e denuncia irregularidades no tratamento e lançamento de esgoto há anos, um helicóptero da Polícia Militar estava fazendo sobrevôo na região da lagoa afetada, mas não se sabe ao certo se a operação está relacionada com a situação ocorrida mais cedo. 

Veja vídeo:

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás