Categories: Notícias

Mesmo sem obrigação, eleitores fazem questão de ir às urnas

O morador de Limoeiro, João Miguel, tem 85 anos e faz questão de votar. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

“Enquanto Deus me der vida, irei votar e ajudar a decidir o futuro do meu país”. Essa é a afirmação do morador de Jardim Limoeiro, João Miguel Pereira, de 85 anos. Ele é uma das pessoas que não são obrigadas a votar, mas fazem questão de marcar presença no dia da eleição.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores com mais de 70 anos ou menores de 18 e maiores que 16 são considerados como voto facultativo, isso significa que não são obrigados a comparecer nas votações. Mesmo assim alguns moradores da Serra não deixam de participar da eleição.

João Miguel disse que nunca perdeu uma votação. “Sempre fui a todas eleições e ajudei a decidir o futuro da minha cidade, estado ou país. Enquanto tiver forças, irei votar. Acredito que o voto é algo muito importante e que não deve ser desperdiçado”, frisa.

Outra pessoa que também não é obrigada a votar, mas resolver tirar o título de eleitor para ajudar a decidir os próximos quatro anos do país é Ryan Mascarenhas, de Cidade Pomar. Ele tem 17 anos. “A eleição desse ano é muito importante e eu já tenho meus candidatos. Estou bastante preocupado com a situação do Brasil então não posso deixar de votar no meu candidato a presidente”, conta.

Raimunda Moreira de Oliveira, de Praia de Carapebus, completou 70 anos e também não é mais obrigada a ir às urnas, mas faz questão de comparecer até quando der. “Eu não deixarei de votar, pois quero um país melhor para as futuras gerações”, explica.

O site do TSE diz que analfabetos também estão inclusos no voto facultativo. Vale lembrar que a pessoa pode tirar o título de eleitor a partir dos 16 anos, mas não é obrigado. A partir dos 18, fica obrigatório participar das eleições. Menos em casos onde não é possível a presença do eleitor que pode se justificar.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás