Categories: Meio Ambiente

Mesmo com tratamento de esgoto, Irema continua imundo

Moradores reclamam que mesmo pagando taxa de esgoto, situação do Irema não melhora e sujeira vai para a praia de Jacaraípe. Foto: Bruno Lyra

A região drenada pelo córrego Irema possui estação de tratamento de esgoto (ETE). Mas isso não impede que o manancial, de apenas três quilômetros de extensão, seja um canal de águas imundas que contamina a praia de Jacaraípe. A falta de resposta para a poluição do córrego é motivo de questionamento das comunidades do entorno, que reclamam de pagar 80% a mais na conta de água para tratar o esgoto.

É o caso da presidente da Associação de Moradores de Portal de Jacaraípe, Diva Ramos, um dos bairros cortados pelo manancial. “É um mau cheiro horrível. A gente paga taxa de esgoto para isto. Nosso IPTU é um dos mais caros da Serra, gira em torno de R$ 600 anuais. O pior é que nas ruas Austrália, Bélgica e Canadá nem coleta de esgoto tem, os moradores jogam na drenagem. Eu e outros presidentes anteriores já oficiamos a Cesan diversas vezes, mas nada foi feito”, diz a líder comunitária que está completando quatro anos à frente da Associação.

Diva disse ainda que foi aprovada no orçamento participativo a construção de uma galeria no leito do córrego. “Isso pode amenizar a situação dos moradores mais próximos, mas se não houver a despoluição o córrego vai continuar sujando a praia”, lembra.

Que o diga a moradora de Praia da Baleia, Luciana Lima Silva. No bairro fica o ponto onde o Irema cai no mar. “Levei minha filha à praia e não ficamos tão perto do córrego. Mesmo assim, a sujeira contaminou a minha filha e ela teve um problema ginecológico que o médico falou que foi por causa do esgoto, quando contei a ele onde a gente tinha ido”, relata.  

Próximo à foz do córrego há uma placa indicando que o trecho está interditado para banho.

Também de Portal de Jacaraípe, Marcos Tadeu Gomes, cobra recuperação do córrego. “É preciso reflorestar as margens, conscientizar as pessoas quanto ao descarte do lixo e entulho. Mas, principalmente, melhorar o serviço de esgoto. Não adianta nada querer colocar galeria se não despoluir, assim é jogar a sujeira para baixo do tapete”, aponta.

O Irema começa no bairro Feu Rosa, nos fundo de uma fábrica de gelo às margens da Av. Eudes Scherrer.  E desde a fundação do bairro na década de 1980, existe uma estação de tratamento de esgoto, hoje operada pela parceria Ambiental Serra/Cesan.

“Já visitamos a estação e parece que está funcionando normalmente. Nosso problema é que há partes do bairro em que não há rede de esgoto. A Ambiental Serra/Cesan diz que a prefeitura precisa regularizar o documento das casas para fazer as obras. Já protocolamos o pedido para a regularização desde novembro de 2017. Há também empresas que jogam dejetos no Irema, aponta a presidente da Associação de Moradores de Feu Rosa, Denizete Jesuína Lima.    

Prefeitura diz que fiscaliza Ambiental Serra/Cesan

Por nota, a Ambiental Serra/Cesan informou que o entorno do córrego Irema conta com mais de 82,3% dos imóveis ligados na rede de coleta e tratamento de esgoto e 15,4% têm rede disponível, mas não se interligaram, o que representa quatro milhões de litros de esgoto sendo lançados no córrego por mês. Diz ainda que é fundamental que os imóveis façam a ligação na rede para que esse resíduo tenha uma destinação adequada.

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura disse que vistoriou a ETE Feu Rosa com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado e não encontrou irregularidade no equipamento.  Quanto às casas de Feu Rosa, disse que estudos para a regularização fundiária estão em andamento. Já em relação à denúncia de empresas que estariam poluindo o Irema, informou que estão sendo notificadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás