Categories: Meio Ambiente

Mesmo com chuvas, Cesan pede a morador que economize água

 

Com a vazão normalizada, o Rio Santa Maria voltou a correr sobre o barramento de pedras da Cesan na região do Queimado e chegar à baía de Vitória. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Gabriel Almeida / Bruno Lyra

Mesmo com as chuvas das últimas semanas que amenizaram a pior seca da história do Espírito Santo, inclusive com a suspensão do rodízio no abastecimento da Grande Vitória, o pedido da Cesan aos moradores da Serra é que mantenham hábitos de redução do consumo de água.

O pedido se justifica pelo fato do rio Santa Maria, que abastece toda a Serra e parte de Cariacica, Vitória e Fundão, estar muito degradado, com pouca capacidade de reter as águas da chuva por conta do desmatamento. Mesmo com a represa da hidrelétrica de Rio Bonito, nas montanhas de Santa Maria de Jetibá, ajudando a reservar água e regular a vazão do rio.

Vazão que melhorou muito. No último dia 30 de novembro o rio fluía 19.124 litros de água por segundo conforme medição da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Na mesma data, a represa de Rio Bonito já estava com 60% da capacidade total de 27 bilhões de litros, segundo a Cesan. 

No auge da estiagem, a represa chegou a ficar com cerca de 20% da capacidade. A vazão do Santa Maria, no último dia 18 de outubro, chegou a cair para 1,4 mil litros por segundo. Valor muito abaixo do que a Cesan capta em média para atender a Grande Vitória, que é de cerca de 2,5 mil litros por segundo.

Aquela altura a Serra, a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Fundão já enfrentavam racionamento e chegaram a ter o abastecimento suspenso sem aviso prévio à população. Como a água continuou chegando a alguns pontos, o deputado estadual de base eleitoral na Serra, Bruno Lamas (PSB), chegou a questionar a Cesan sobre um suposto direcionamento da água que sobrou para bairros nobres de Vitória e para o Complexo Industrial de Tubarão (maior consumidor individual do Santa Maria) em detrimento da população serrana.

Fato que foi negado pela Cesan, que dias depois, regularizou o fornecimento para todas as regiões atendidas pelo rio, abrindo as comportas para usar o que restava de água na represa de Rio Bonito.

Para evitar novos colapsos no abastecimento da Serra, a Cesan está construindo um sistema de captação, tratamento e distribuição da água do rio Reis Magos em Putiri, região rural do município. A capacidade é para gerar 500 litros por segundo para as regiões da Serra-sede e Civit.

  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 minutos atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

38 minutos atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francine Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

1 hora atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

1 hora atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

1 hora atrás

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

2 horas atrás