Categories: Esporte

Menina de 10 anos da Serra é destaque na ginástica capixaba

Alana (na foto com 7 anos), hoje, ocupa as primeiras colocações no ranking da ginástica capixaba. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Alana Ghisolfi Mota, de 10 anos, assistia a muitos vídeos de ginástica. Fazia cambalhotas, espacate e se inspirava em ginastas famosas, como Natália Gaudio. Passou a se encantar com as danças, as coreografias e tudo o que envolvia a ginástica rítmica e artística. Até que sua mãe a matriculou numa academia.

Assim começou a história da hoje ginasta Alana, de Colina de Laranjeiras. Mesmo com tão pouca idade, ela atua nas duas modalidades desse esporte.

“Eu pratico a Ginástica Artística há quatro anos e a Rítmica há um ano e meio”, conta a atleta. Ela tem uma rotina de treinos que é de 2 horas e meia na Artística e 3 horas e meia na Rítmica. Suas treinadoras são Liliane Yamate e Simone Luiz.

Para se preparar bem e fazer bonito no esporte, a menina adota uma dieta mais saudável. “Evito o açúcar em excesso, como duas frutas diferentes ao dia e sempre bebo bastante água”, conta Alana, que atua na Associação Yamate (Ginástica Artística) e na Sesport Escola de Campeãs (Ginástica Rítmica).

Como toda jovem atleta da ginasta, ela tem as suas fontes de inspiração. “Na artística, me inspiro na Flávia Saraiva, e na rítmica é a capixaba Natália Gaudio”, duas das mais importantes ginastas do Brasil.

Mesmo ainda com pouca idade e há apenas quatro anos no esporte, Alana ocupa por dois anos o 3º lugar no ranking estadual na ginástica artística; já na rítmica, está em 1º lugar no conjunto no Espírito Santo. E não é à toa o seu bom desempenho. A ginasta tem o apoio da família para seguir firme na carreira. “Minha mãe me leva na ginástica e me busca, e os meus pais me apoiam indo para as competições e os torneios em que eu participo”, conta.

Simone Luiz, uma das técnicas de Alana, conta como conheceu a pequena ginasta. “Ela chegou até mim através de uma seletiva de novos talentos, e logo ela se destacou. O fato de ela já ter feito Ginástica Artística ajudou em muitos aspectos na Rítmica, precisando apenas lapidar na parte estética. Alana evoluiu muito nesse um ano e meio de treino e se destaca a cada dia”.

Ginasta se inspira em atletas como Natália Gaudio e Flávia Saraiva. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Simone, que é atleta de ginástica rítmica há 20 anos e ex-seleção brasileira, relata que a rotina nesse esporte é muito difícil, pois exige repetição dos movimentos e disciplina. “Buscamos a perfeição e, em meio a tudo isso, precisamos ser leves e elegantes”, explica.

Para Simone, o Espírito Santo tem sido destaque nacional e internacional, pois três ginastas capixabas representaram o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016. “Além disso, Natália Gaudio segue se destacando e está em busca da vaga olímpica para Tóquio 2020”.

E se depender de meninas como Alana, o Espírito Santo e o Brasil têm tudo para dar saltos cada vez mais altos na ginástica.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

4 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

5 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

6 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

7 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

7 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

8 horas atrás