Categories: Mestre Álvaro

Meio Ambiente não é pauta ideológica, mas sim uma condição civilizatória

Nestes anos de intensa polarização política, parte expressiva dos brasileiros acostumou-se a tratar tudo na vala comum da ideologia, especialmente nas redes sociais. No entanto, é um erro de compreensão da realidade e pode custar caro. Neste sentido, ao ideologizar as questões que envolvem o meio ambiente criam-se visões míopes, estúpidas e muito perigosas às diversas formas de vida.

O meio ambiente é uma condição existencial, portanto, uma questão civilizatória e não ideológica. É uma pauta que deveria unir todos os espectros e dimensões políticas. Infelizmente, no país de maior biodiversidade do mundo, há um desmonte de políticas ambientais em curso. Começou a tomar corpo com os governos de Dilma (PT), evoluiu no governo de Temer (MDB) e agora se intensificou com muita força no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Houve aparelhamento de cargos estratégicos nos órgãos ambientais; a extinção da Secretaria de Mudanças Climáticas no contexto de avanço do aquecimento global. O governo pôs fim ao setor de Educação Ambiental; ao Plano de Combate ao Desmatamento; transferiu o Serviço Florestal Brasileiro para o Ministério da Agricultura; e houve liberação recorde de agrotóxicos. Só para citar alguns.

O resultado disso é o avanço do garimpo ilegal, do desmatamento, do genocídio dos povos originários e extinção de várias espécies de vida. Se a Amazônia é uma abstração para a maior parte dos brasileiros – apesar de impactar o mundo, vamos tratar o assunto na proporção de nossa realidade próxima.

Desde os anos 70 a Serra assiste à redução crônica de suas florestas nativas, que em partes deram origem a invasões de terra que culminaram em bairros inteiros à revelia do poder público. De lá pra cá, as baixadas e alagados do Mestre Álvaro foram ocupadas; mangues foram aterrados; micro bacias tornaram-se córregos caudalosos de esgoto; rios como o Santa Maria, Jacaraípe e Reis Magos foram poluídos; lagoas tornaram-se pinicões. A pesca foi extinta na Jacuném e na Juara, por exemplo.

O progresso tem que caminhar de mãos dadas com a sustentabilidade, caso contrário estamos falando apenas de desenvolvimento econômico sem perspectiva de longo prazo e não de evolução na experiência civilizatória.

É verdade que há muito tempo, questões ambientais tornaram-se apenas um negócio muito lucrativo, haja vista, por exemplo, a área de esgoto da Serra. Entretanto, é uma irresponsabilidade agigantada nivelar por baixo todo o arranjo pró-meio ambiente brasileiro e deslegitimá-lo sob a torpe argumentação ideológica.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás