Categories: Meio Ambiente

Meio Ambiente dá 10 dias para a retirada de barracas do Mestre Álvaro

 

A ação aconteceu no último dia 18. Foto: Divulgação

Os supostos religiosos que ergueram barracos e ocuparam grutas no Mestre Álvaro receberam da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e da Polícia Ambiental um prazo de 10 dias para que as estruturas sejam retiradas.  

A ação de fiscalização ocorreu no último dia 18 e também contou com agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do município.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semma, José Luiz Scaquetti, além do acampamento dos supostos religiosos que estariam utilizando o local para orações e retiros, também foram encontradas nas proximidades barracas utilizadas como ponto de apoio para caçadores.

Essas barracas foram destruídas pelos fiscais e policiais. Ao avistarem os agentes, os caçadores fugiram. “A caça de animais silvestres como tatu, paca, veado e tamanduá é proibida em qualquer circunstância. Se pego, o caçador recebe multa que varia de R$ 1 mil a R$ 50 mil, e é preso por crime ambiental”, explicou Zé Luiz.

Já os supostos religiosos que estavam no local receberam a notificação com o prazo para demolir as estruturas que ergueram, usando madeira nativa, barro e também nas grutas sob rochas.

José Luiz ressaltou ainda que a Prefeitura vai continuar vigiando o local para coibir caça e ocupação ilegais, já que o Mestre Álvaro é uma Área de Proteção Ambiental (APA) do município.

As barracas e grutas ocupadas ficam na região de Pitanga, a cerca de 400 m de altitude e 2 horas de caminhada por trilhas saindo da comunidade. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás