Categories: Sem categoria

Meditação nas escolas

Recentemente escutei em rodas de conversa vários colegas comentando que receberam de professores ou coordenadores da escola, a sugestão de encaminharem seus filhos ao médico para que fosse receitada uma determinada pílula. Tal remédio promete resolver os problemas como falta de concentração na escola e hiperatividade.

Tornou-se comum diagnosticar as crianças e adolescentes. Esquecemos primeiro que apenas o médico pode tirar essas conclusões de que muitas condutas que são vistas pela sociedade como um “transtorno”, na verdade representam algo normal. É apenas a criança sendo criança e o jovem sendo jovem.

Eu me recordo da escola como um lugar muito chato. O sistema de ensino acaba engessando os profissionais. Muitas vezes o professor quer passar algo fora do conteúdo, que ajude a formação daqueles jovens como seres humanos, mas precisa cumprir um prazo para transmitir tudo que vai cair na prova.

A escola raramente oferece espaço ou investe nos diferentes tipos de inteligência, pois está concentrada em aumentar seu ranking de aprovados no vestibular. A escola está matando artistas, deixando jovens talentosos para os esportes, as artes, sentados por horas.

É compreensível que a escola precise destes números, pois precisa vender mensalidades, mas existem outros temas que não vão cair na prova que são essenciais.

O preconceito ainda dificulta a inclusão da meditação nas salas de aula, prática que já foi comprovada cientificamente como eficaz no combate a depressão, ansiedade.

Este sistema de ensino arcaico é incompatível com a fase do jovem, e também com o mundo atual, que pede que as pessoas sejam cada vez mais criativas e empreendedoras e consigam criar oportunidades onde antes só havia dificuldade.

Será que é agradável ter uma fila de zumbis medicados na sala de aula, sem expressão e sem iniciativa? Só a arte acalma o terremoto no coração do jovem, esta pílula não tem danos colaterais e todos ganham com uma sociedade mais feliz e jovens menos propensos ao crime.

 

www.ohananery.com

ohana@ohananery.com

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

24 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás