Categories: Arquivo

Médicos cubanos cuidam do serrano e se adaptam à cidade

 

Rubem Arzuaga e Mauris Sanches: médicos têm de ir onde há necessidade de atendimento. Fotos: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Mais de cinco mil quilômetros de distância da família e amigos, lidar com um idioma e cultura diferentes: são os desafios dos cubanos que trabalham na Serra pelo programa federal Mais Médicos.

O clínico geral Ruben Arzuaga Aguilar, 28 anos, está no Brasil há três meses e atua na Unidade de Saúde (US) de Vila Nova de Colares, mas mora em Laranjeiras. Em Cuba, na cidade de Granma, ficou sua esposa e o filho de dois anos, além dos demais familiares.

“Dá saudade, mas sair do meu país para trabalhar faz parte do que nos ensinam na medicina: vamos onde precisam de nós. Ganhamos a oportunidade de aprender sobre doenças diferentes, além de conhecer outros povos e culturas. Ano que vem receberei visita de minha esposa e meu filho. Vão ficar três meses”, conta.

Ruben vai trabalhar de ônibus e não deixa de aproveitar as folgas. “Gosto de ver documentários, vou à academia e às vezes num bar ou restaurante com amigos brasileiros e outros cubanos que moram perto”, acrescentando que recebe ajuda de outros profissionais da US quando ele não entende algumas palavras no serviço.    

Atuando na US de Feu Rosa, a clínica geral Mauris Sanches Capó, 26 anos, da cidade de Guantánamo, também não viu dificuldade em se adaptar e frisa que o médico deve estar onde é preciso.  

Solteira, ela fala de sua rotina e planos. “Trabalho, casa, academia. Divido casa com outra médica e nós cubanos moramos perto uns dos outros. Nos fins de semana vamos à praia, ao barzinho e fazemos churrasco. Pretendo ir para outro país quando acabar a missão. Mas também quero casar e ter filhos”, revela.

Segundo a prefeitura Serra, a cidade é a que mais tem profissionais do Mais Médicos no ES – 85 – sendo 47 brasileiros, 32 cubanos, 4 argentinos e 2 bolivianos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

6 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

8 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

13 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás