Categories: Notícias

Médico capixaba identifica predador do mosquito Aedes aegypti

Estudos devem ser complementados com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, segundo Fiotot

Antônio Fiorot apresentou os dados do estudo nesta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

O médico capixaba Antonio Wilson Fiorot, que é prefeito de Pedro Canário, confirmou ter identificado um predador para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (22), em conversa com a reportagem do Jornal Tempo Novo, quando ele explicou a realização de uma pesquisa que apontou a existência de outro mosquito, Notonectidae, que se alimenta de larvas do Aedes aegypti.

Segundo Fiorot, a pesquisa contou com a ajuda do Centro de Pesquisa da Emescam e da Secretaria de Saúde (Sesa), entre outros profissionais pesquisadores. Ele identificou que em uma piscina com água parada e lodo, ambiente propício para a propagação do mosquito, não havia larvas do Aedes aegypti, mas apenas do Notonectidae.

“Queríamos saber por que não havia larvas de mosquitos da dengue naquela piscina, que não havia recebido tratamento de controle das larvas. Separamos os mosquitos e alimentamos com larvas do mosquito Aedes aegypti. Um dos indivíduos (mosquito) fez o ataque, alimentando-se de algumas larvas e eliminando outras. Vamos publicar a pesquisa em uma revista científica e estamos doando os resultados para o Estado, que poderá aprofundar os estudos”, disse.

O médico disse que o objetivo é contribuir com os estudos existentes. “Isso não vai invalidar o uso de outras armas na guerra biológica contra o Aedes aegypti, que ao longo da sua vida tornou-se um inseto urbano. Esta descoberta pode contribuir muito porque a cada criança que não seja contaminada com o vírus e não desenvolva a microcefalia será uma vitória”, observou.

Segundo o prefeito de Pedro Canário, ainda não se sabe o ciclo biológico do mosquito. A pesquisa deve ser complementada com exames laboratoriais para demonstrar a existência das larvas no estômago do predador, entre outras comprovações.

As informações foram apresentadas na manhã desta terça-feira (22), em reunião com a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado Doutor Hércules (PMDB).

 

 

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

13 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

15 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

20 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás