Categories: Notícias

Medicamento é a principal causa de intoxicação em crianças

Em adultos a principal causa são os animais peçonhentos. Foto: Divulgação

Você sabia que medicamento é o principal agente causador de intoxicação em crianças com até 14 anos? O problema fica a frente apenas de causas como contato com animais peçonhentos ou venenosos, produtos domissanitários (detergentes, alvejantes, ceras, desinfetantes, repelentes, entre outros) e cosméticos.

O período de férias escolares é uma maravilha para os pequenos que, em casa, passam o dia buscando uma forma para se divertir. Para não ter dor de cabeça, é preciso adotar algumas medidas dentro de casa para garantir a diversão dos filhos e evitar problemas com as intoxicações acidentais.

Segundo um levantamento realizado pelo Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) da Secretaria de Estado da Saúde, em 2016 foram registrados 1.661 casos de crianças nessa faixa etária intoxicadas por medicamentos. No ano anterior o número de casos foi de 1.219.

Para evitar tais situações, uma das orientações é manter os medicamentos, produtos de limpeza e outros produtos intoxicantes guardados em local seguro, fora do alcance de crianças, como em armários trancados. Jamais guardar medicamentos vencidos também é um dos cuidados que devem ser adotados.

Automedicação

A automedicação também é outro fator em que há risco de intoxicação, em adultos e crianças. Muitas vezes, ingerir uma quantidade superior à indicada pelo médico ou até mesmo consumir remédios vencidos pode causar danos à saúde ou provocar alguma reação indesejada. Por isso é fundamental que os medicamentos utilizados sejam prescritos por um médico.

Adultos

Entre os adultos, a principal causa de intoxicação são os animais peçonhentos. Somente no ano passado foram registrados 3.705 casos. Medicamento é a segunda causa de intoxicação entre os maiores de 15 anos no Estado.

Entre adultos e crianças, o número de casos de intoxicações aumentou 5% de 2015 para 2016, passando de 11.651 casos para 12.236.

Em caso de intoxicação, população e profissionais da saúde podem ligar, gratuitamente, para o Toxcen, por meio do telefone 0800-283-9904. O serviço funciona 24 horas por dia.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

6 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

7 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

7 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

8 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

10 horas atrás