Categories: Notícias

“Me senti pior que porco”, diz mãe que recebeu kit merenda estragado da Prefeitura da Serra

Abóbora e batata que foram entregues no kit merenda. Foto: Divulgação leitor

Batata e abóbora podre e com bicho. Uma família de Jardim Limoeiro que tem filho matriculado numa escola da rede municipal e depende da ajuda do governo para auxiliar na alimentação das crianças recebeu da Prefeitura da Serra um kit contendo verduras e legumes, mas para surpresa da mãe parte do que foi entregue estava estragada, inclusive com larvas (conforme vídeo no final da matéria).

A distribuição do benefício tem o objetivo de auxiliar a alimentação dos estudantes, principalmente daqueles que são de famílias com renda baixa – já que as aulas presenciais voltam somente em 2021.

A mãe que não quis se identificar, por medo de represálias, disse que o kit foi entregue na quarta-feira (4) na Escola Municipal Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro.

“Primeiro eles estão escolhendo a quem dar o kit, só aí já me senti prejudicada. Eu sou cadastrada no CadÚnico e tenho direito. Questionei e recebi pela primeira vez o kit com verduras e legumes que para minha surpresa, ao chegar em casa, percebi que estava podre, tive que jogar parte do que foi entregue fora, pois tinha até bicho. Não sei quando a escola recebeu esse kit mas sei que fiquei decepcionada e me sentido pior que porco”, disse a mãe.

No kit vem banana, cebola, mamão, batata, abóbora, beterraba, batata doce, polpa de fruta, biscoito e bebida láctea. “Eu só soube que estavam distribuindo porque uma mãe recebeu e me falou. Daí fui questionar e recebi também. O kit alimentos que vem com leite em pó, arroz, feijão, macarrão e fubá, este eu nunca recebi. E sei de que desde o início da pandemia muitos pais receberam apenas três vezes este benefício e não mensalmente como é anunciado”, destaca.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) lamenta o ocorrido e pede para que a responsável pela estudante entre em contato com a escola, que fará substituição do kit merenda. A Sedu vai notificar a associação dos agricultores familiares, que forneceu o material.

Entrega anunciada em outubro

No início de outubro, o município anunciou após ficar um período sem distribuir o kit que iria entregar novamente, os alimentos para famílias de 70 mil alunos que estudam na educação municipal.

Na ocasião a Prefeitura disse por meio da Secretaria Municipal de Educação que o benefício seria dado a todos os 70.645 alunos que fazem parte da Rede de Educação da Serra, a maior de todo o Espírito Santo.

Disse também que a distribuição dos produtos será feita pelas próprias unidades de ensino para os pais e todos os cuidados serão tomados para evitar a proliferação da Covid-19. “As famílias não precisam entrar em contato com as unidades de ensino, já que serão informadas pelas equipes sobre o dia e horário em que deverão ir à escola buscar a merenda. Vale lembrar, que todos os estudantes, sejam da educação infantil, ensino fundamental ou da educação de jovens e adultos, terão direito”, disse a Prefeitura a reportagem em outubro.

A Secretaria de Educação ainda disse à reportagem que os kits seriam compostos por produtos orgânicos, mas não explicou quais. Por meio de nota, se limitou a dizer que o kit contaria com alimentos diretamente da agricultura familiar como frutas, verduras e laticínios.

Aulas presenciais somente em 2021

As aulas presenciais nas escolas da rede municipal voltarão somente em 2021. Ao TEMPO NOVO,  a Secretaria de Educação da Serra disse que a volta as aulas não representaria um impacto positivo considerável na rotina do estudante. Isso porque, com a necessidade de realizar as aulas em sistema de rodízio, parte dos alunos iria frequentar presencialmente apenas dez dias letivos até o fim do ano. A outra parcela não conseguiria sequer participar da aula presencial, tendo em vista a quantidade de alunos atendidos pela rede municipal (ao todo, são 70.645 matriculados).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

26 minutos atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

55 minutos atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

1 hora atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

2 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

2 horas atrás

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

2 horas atrás