Categories: Notícias

Materno Infantil terá mais leitos e será entregue em 2019, diz prefeitura

A obra do Hospital Materno Infantil está prevista para ser entregue em 2019. Imagem: Divulgação / PMS

Com previsão de ser inaugurado até 2019, o Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, terá mais leitos que o previsto inicialmente. A informação é da Prefeitura da Serra que disse que agora serão entregues 135 leitos, sendo 60 maternos e 75 pediátricos.

Antes, a previsão era de que o novo hospital tivesse 120, sendo 60 maternos e 60 pediátricos. A expectativa é atender 8.700 gestantes por ano, o que representa 725 partos por mês. Dos 15 novos leitos, dez são do tipo UCINCo, ou seja, unidades semi-intensivas para o atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua.

Os outros cinco são UCINCa, ou seja, unidades semi-intensivas que adotam o método canguru. Neste modelo de assistência, o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai. Entre os demais 120 leitos, 60 são infantis e 60 maternos.

No novo hospital haverá a garantia da Política do Parto Humanizado, com a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá o leito chamado “PPP”: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, as gestantes permanecerão até sua alta com o recém-nascido. O direito do acompanhante também está garantido.

Entre os serviços a serem oferecidos no novo hospital estão ultrassonografia e acompanhamento do recém-nascido (followup), cujo objetivo é detectar precocemente possíveis problemas que possam surgir após a alta.

O Hospital Materno Infantil contará ainda com banco de leite, todas as vacinas necessárias ao bebê, além dos testes de linguinha, orelhinha, pezinho, quadril, coraçãozinho e olhinho.

A unidade está sendo construída em Colina de Laranjeiras, em uma área de 25 mil metros quadrados. Será composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, o valor da obra que antes era de R$ 62,4 milhões terá um acréscimo e vai passar a ser de R$ 62,5 milhões.Uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, firmada em março, garantiu os recursos para a aquisição de equipamentos médicos hospitalares e mobiliários para o Hospital Materno Infantil, e também para manter o local em pleno funcionamento.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás