Categories: Política

Materiais da campanha eleitoral são depredados

Por  Conceição Nascimento

O comitê de Vandinho informou que 200 placas foram destruídas. Foto: Bruno Lyra

Tem chamado a atenção de quem anda pelas ruas da cidade a quantidade de placas de propaganda política que estão recebendo atos de vandalismo.

Em alguns trechos da cidade, como Nova Almeida e Serra Sede, nas proximidades de Planalto Serrano e Vista da Serra, todas as placas foram destruídas.

Um dos candidatos que sofrem com as ações é Vandinho Leite, que disputa o cargo de deputado federal pelo PSB. Segundo o coordenador de campanha do candidato, Flávio Serri, a população reprova esse modelo de fazer política. “Em três dias foram quase 200 placas destruídas. Esta conduta mostra o modo de fazer política de cada um”, frisou Serri.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), denúncias sobre esses e outros abusos cometidos durante a campanha eleitoral devem ser encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), órgão responsável pelo recebimento deste tipo de demanda.

“Não vamos acionar a PRE, deixaremos que a população julgue”, frisou Serri.

 

Justiça eleitoral de olho na propaganda política de rua

A Serra receberá a equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste sábado (13) para verificação de infrações à Legislação Eleitoral nas ruas da cidade, por meio de propagandas irregulares.

Na ocasião, segundo dados do TRE, serão adotadas imediatas medidas cabíveis, tais como a apreensão de material e a detenção e/ou notificação dos responsáveis pelos atos ilícitos.

Segundo informações do Tribunal, A ronda a ser realizada é parte da primeira etapa do planejamento estratégico do NUCOE – Nucleo de Combate à Corrupção Eleitoral. A equipe é composta por um juiz auxiliar eleitoral, um membro da Procuradoria Regional Eleitoral, servidores do TRE/ES, além do apoio de uma viatura da Polícia Militar. Sobre os locais a serem visitados, o TRE não informa antecipadamente.

O que não pode

De acordo com a cartilha divulgada pelo Tribunal, é proibida a justaposição de placas, cuja dimensão exceda 4m2 e o pagamento em troca de espaço. Também é vedada a propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes faixas e assemelhados em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego; viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos; nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas; muros, cercas e tapumes divisórios.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

17 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

18 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

19 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

19 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

19 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

20 horas atrás