Categories: Notícias

Matança reduz, mas Serra segue líder em assassinatos no ES

Homem assassinado em plena luz do dia em bairro da cidade, que ainda é a mais violenta do Estado. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Em 2016 a Serra registrou 267 assassinatos, o menor número em 16 anos e que também representa queda de 17% em relação a 2015, onde 320 pessoas tiveram a vida interrompida por um ato violento no município. Os dados foram divulgados na última terça-feira (03) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A tendência de queda ficou evidente com os dados de dezembro, onde foram contabilizados 17 homicídios na Serra, 37% a menos do que os 27 assassinatos registrados em dezembro de 2015. Mesmo com tanta redução, o município continua na liderança isolada dos assassinatos no Espírito Santo.

Tanto que, em 2016, registrou nada mais nada menos que 40% de todos os casos contabilizados na Grande Vitória. Na segunda posição ficou Vila Velha, com 155 casos; seguida por Cariacica com 133; Vitória com 52; Guarapari; Viana com 17 mortes e Fundão com nove assassinatos.

Para o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, ainda não há nada a comemorar. Mas ele elogiou o esforço dos órgãos de segurança pública.  “O ano de 2016 registrou o menor número de homicídios das últimas duas décadas. A leitura que podemos fazer desses dados é a integração de esforços entre o Estado, Polícia Militar e Civil, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público vem dando resultado no enfretamento à violência”, conta.

A expectativa para 2017, segundo o secretário, é de que a Guarda Municipal possa contribuir para uma maior redução, embora o foco da instituição seja prevenção de crimes contra o patrimônio. A primeira turma da Guarda, com 56 agentes, deve ir para as ruas até o final de janeiro.

Os números gerais do Estado também apresentaram redução. De janeiro a dezembro do ano passado foram mortas 1.181 pessoas, uma redução de 15%, antes as 1.391 mortes de 2015. A redução dos últimos 10 anos chegou a 36%, quando em 2006, foram 1.851 mortas no Espírito Santo.

Também para o secretário estadual de Segurança, André Garcia, a ação dos órgãos de segurança foi determinante para a redução. Hoje o ES está na 11ª posição no país.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Time de humoristas promove edição de standup gratuita para mães na Serra

O projeto de stand-up comedy "Comédia de Quinta" apresentará um time de peso nesta quinta-feira (9), com entrada gratuita para…

39 minutos atrás

Moradora da Serra escreve livro infantil sobre seu filho: “Pérolas do João Lucas”

João Lucas, uma criança da Serra, agora é a estrela de um novo livro infantil. Intitulado "Pérolas do João Lucas",…

43 minutos atrás

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

18 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

18 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

19 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

20 horas atrás