Categories: Notícias

Matagal, sujeira e calor: Ufes anuncia medidas de emergência após cortes de Bolsonaro

Após cortes de Bolsonaro, medidas afetam diretamente a limpeza e a manutenção dos prédios. (Foto: Divulgação)

Os danos causados pelos cortes de recursos orçamentários das universidades e institutos federais, anunciados em maio deste ano pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), poderão ser sentidos pelos alunos e por toda a sociedade capixaba muito em breve.

Em comunicado divulgado no início desta semana, a Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que algumas ações já serão adotadas “de forma emergencial” para reduzir os gastos da instituição. Segundo o comunicado, são medidas “para ajustar as despesas de custeio da instituição ao orçamento disponível até o final de 2019”.

Entre as ações emergenciais adotadas estão a suspensão das ajudas de custo para eventos aos estudantes; corte de 50% nas despesas de manutenção de equipamentos, de área verde e de material de consumo. Até mesmo a limpeza dos prédios da Ufes será afetada. De acordo com o comunicado oficial, haverá alteração na frequência da limpeza de banheiros da área administrativa, de salas de aula, administrativas e de professores, além dos corredores.

O trabalho de manutenção predial só irá ocorrer apenas em casos emergenciais, que possam gerar riscos para alunos e servidores. Está prevista, ainda, a suspensão do uso de aparelhos de ar-condicionado, menos nos espaços sem ventilação natural e em locais com equipamentos sensíveis a altas temperaturas, como os laboratórios.

“Diante do contingenciamento orçamentário de 30% imposto pelo Ministério da Educação às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país, a Ufes vem estudando, desde maio deste ano, medidas que possam ser implementadas para a redução de custos, considerando as prioridades para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão (na Ufes, sobre o orçamento de R$ 71 milhões previsto para despesas de custeio em 2019, o bloqueio foi de 38%)”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

11 minutos atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

38 minutos atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

50 minutos atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

1 hora atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

2 horas atrás

Concurso Prefeitura da Serra: 1.500 vagas para todos os níveis e salários de R$ 3.376

O concurso público da Prefeitura da Serra deve ter seu edital publicado em maio deste ano. A banca organizadora –…

2 horas atrás