Notícias

Marcar consulta on-line já está valendo na Serra, mas precisará de mudança cultural, diz secretária

Bernadete Coelho concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Divulgação

A marcação de consultas online já está valendo em 14 das 39 unidades de saúde da Serra (abaixo você encontra o detalhamento de quais são eles). Segundo Bernadete, este é um momento de transição, já que na Serra existe a cultura entre moradores de chegarem antes mesmo da unidade abrir às portas (7h), para garantir o atendimento.

Ela afirma ainda, que a secretaria vai manter o atendimento daqueles que chegam sem marcação, pois muitas vezes não dominam smartphones e computadores, em especial a população idosa da Serra; outra questão que está sendo levada em consideração, de acordo com a secretária é a exclusão digital, que atinge uma parcela expressiva da cidade.

Porém, ela confirmou que nas próximas semanas, todas as unidades de saúde da Serra já disponibilizarão a marcação online de consultas médicas. “Essa é uma transição em que as pessoas que vão cedo e fazem fila antes da unidade abrir se acostumem a agendar a consulta pela internet; é uma mudança cultural que precisa ocorrer, mas a gente precisa começar”, disse.

Ela esclareceu que para marcar as consultas, basta o morador da Serra acessar o site da Prefeitura: http://www.serra.es.gov.br/ e clicar no item ‘agendamento de saúde’ na parte superior direita. Uma vez na página, o morador precisa colocar os dados: nº do CPF ou do cartão do SUS e a data de nascimento; e seguir as etapas até escolher a unidade e o serviço de saúde disponível.

Quais unidades já tem marcação de consultas online?

Há dois meses, o agendamento de consultas online começou, disponibilizando o serviço em Manguinhos (clínico-geral e preventivo), Nova Almeida (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade),  Nova Carapina II (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade), Pitanga (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade) e  Taquara II (clínico-geral e preventivo).

Em seguida, entraram Bairro de Fátima (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade),  Carapina Grande (clínico-geral, pré-natal, preventivo e pediatria – de 2 a 17 anos de idade),   Jardim Carapina (clínico-geral) e  Manoel Plaza (clínico-geral).

Com a entrada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), disponibilizando vagas para clínico-geral, de Taquara I, Carapebus, Vista da Serra, Nova Carapina I e Laranjeiras Velha. Neste momento, já são 14 unidades que ofertam essa facilidade para o serranos.

As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

15 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás