Categories: Sem categoria

Mãos à obra

Com o final das eleições municipais de 2016, a agenda de trabalho passa a ser outra: se antes a pauta era composta por propostas para as cidades; agora passamos à fase das análises conjunturais que as viabilizem, buscando recursos – humanos, financeiros e políticos – para concretizar as esperanças depositadas naqueles que venceram seus respectivos pleitos.

A sociedade, democraticamente, fez suas apostas para que tenhamos cidades melhores daqui a 4 anos, em relação ao que vivemos hoje.
Aos que saíram das urnas derrotados, cabe rever posições pessoais e seus projetos políticos. E alguns desses projetos já se avizinham…afinal, em 2018 teremos eleições para governador, deputados federais e estaduais, além de duas vagas para o senado.

Esse 2º turno das eleições na Grande Vitória consolidou um grupo capaz de fazer oposição política ao centro de poder atualmente instituído no Palácio Anchieta. Aliás, provavelmente deve ocorrer alterações nas pastas estaduais, seja para acomodar aliados derrotados ou mesmo em substituição por outros motivos. Fato é que, a equipe de Paulo Hartung foi bastante tímida no cenário eleitoral, se comparado com as gestões anteriores do próprio governador.

Vale ainda ressaltar que os prefeitos eleitos em Viana, Serra e Vitória são aliados de Casagrande. Sem contar que o partido vencedor em Cariacica também faz parte desse núcleo e Max Filho é um histórico opositor de PH, apesar de ter sinalizado uma aproximação recentemente.

Aos que saíram vencedores, em primeiro lugar, parabéns! Com exceção de Vila Velha, os demais municípios escolheram dar continuidade às administrações. Isso é sintomático em vários sentidos, ainda mais diante de um novo formato de disputa. Agora é o momento de reorganizar as bases, a partir da composição das futuras câmaras municipais. Buscar fontes de financiamento para tirar do papel as ideias propostas. Articular com os demais poderes e lideranças, exigindo capital político.

Enfim, desafios não vão faltar aos administradores eleitos. Então, mãos à obra!

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa marca 10 anos da canonização de São José de Anchieta

No dia 19 de março de 1534, nasceu José de Anchieta que viria a se tornar uma das figuras mais…

11 minutos atrás

Mutirão vai ofertar mais de mil vagas de emprego em bairros da Serra nesta semana

Nesta semana vai ter o mutirão da Blitz do Emprego da Serra. As ações acontecem nesta quarta-feira (8), das 13…

18 minutos atrás

Shopping da Serra vai ganhar unidade do restaurante Outback

Uma das redes de restaurantes mais famosas do mundo, o Outback vai abrir sua primeira unidade na Serra, no Shopping…

41 minutos atrás

Serra oferta aulas gratuitas de ginástica nesta semana; veja como participar

Na Serra, o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (12), será celebrado com muita atividade física. A iniciativa do…

1 hora atrás

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

19 horas atrás