Saúde

Mamografia: mitos e verdades sobre o principal exame que detecta o câncer de mama

O ideal é que a mamografia seja feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mas em algumas situações é preciso realizar antes dessa idade. Crédito: Agência Brasil

A mamografia é o exame mais eficaz para detecção do câncer de mama, a neoplasia maligna que mais mata mulheres em todo o mundo. Neste mês, a campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e conscientização da doença, reforça ainda mais a realização desse exame.

“Não tem como falar em conscientização sobre tumor maligno de mama sem enfatizar a importância da mamografia, um procedimento que ajuda a salvar vidas, visto que detecta a doença em sua fase inicial e o diagnóstico precoce aumenta bastante as chances de cura”, ressaltou a médica ginecologista e mastologista Thaissa Tinoco.

+ Moradora da Serra inicia campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

O ideal é que o exame seja feito anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mas em algumas situações é preciso realizar antes dessa idade. “Em casos de histórico familiar da doença ou se a mulher apresentar algum sintoma suspeito, é necessário realizar o exame antes dos 40 anos. Por isso, é importante ir regularmente ao ginecologista”, orientou Thaissa.

Apesar da sua importância, a mamografia ainda é cercada de muitas dúvidas e mitos que algumas vezes até desencorajam as mulheres de fazerem o exame.

Confira alguns mitos e verdades sobre a mamografia

A mulher não deve fazer a mamografia quando estiver menstruada.

Mito. Nesse período, as mamas podem ficar mais sensíveis e doloridas, mas não é impedimento para a realização do exame.

Mulheres podem fazer mamografia normalmente durante o período de amamentação.

Verdade. A realização do exame não interfere na saúde da mãe e nem do bebê, por isso, a mulher pode fazer mamografia normalmente.

O autoexame das mamas substitui a mamografia.

Mito. O autoexame ajuda a mulher a identificar alterações, como caroços e mudanças no formato e na espessura das mamas, mas a mamografia é o único exame capaz de detectar alterações malignas.

Mulheres com silicone podem fazer o exame.

Verdade. A prótese não prejudica a realização da mamografia, contudo é necessário informar essa condição ao profissional que irá fazer o exame.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pablo lança pré-candidatura a prefeito ao lado de autoridades e apoiadores

Autoridades estaduais e locais, além de populares, prestigiaram a prestação de contas do mandato do deputado estadual de Pablo Muribeca…

1 hora atrás

Motociclista sofre afundamento de crânio e tornozelo quebrado em grave acidente na Serra

Um motociclista de 33 anos ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um caminhão nas proximidades do bairro Nova Zelândia,…

4 horas atrás

Pesquisa revela que Vidigal está bem avaliado e seria o favorito nas urnas

Embora o prefeito Sergio Vidigal tenha anunciado que não disputará a reeleição este ano, ele continua sendo uma figura proeminente…

4 horas atrás

Se maternidade fosse paga, qual seria o salário de uma mãe?

Mulheres que ficam em casa em tempo integral cuidando dos filhos, geralmente são vistas como “pessoas que não trabalham”, considerando…

5 horas atrás

Inteligência artificial será tema da terceira edição do conecta.ceo

A inteligência artificial (IA) é tema recorrente na atualidade. Seja para trazer avanços em diversas áreas, seja para apresentar novas…

5 horas atrás

Palco do Garage Pub terá rock and roll com Laís Stone e No Class

A cantora Laís Stone e a banda No Class serão as atrações do Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira (10)…

5 horas atrás