Categories: Economia

Mais royalties do petróleo para o município este ano

Plataforma em alto-mar. Foto: Divulgação

A alta no preço do barril do petróleo pode dar uma melhorada na situação fiscal da prefeitura da Serra. Isso porque o valor arrecadado em 2016 foi de R$18,9 milhões e a previsão orçamentária para este ano é de R$25,6 milhões. Mas se o preço do barril no mercado internacional se mantiver em alta, o montante pode aumentar.

De acordo com o secretário de Fazenda da Serra, Cláudio Melo, a previsão orçamentária pode variar em razão da flutuação do preço do barril. Caso seja confirmado o aumento, as obras de infraestrutura, saúde e educação serão os mais beneficiados, pois são as prioridades de investimento do município com o dinheiro do petróleo.

“Não há muita limitação no que se pode usar, mas não se pode pagar pessoal. Como é um produto finito, tentamos botar a cidade em ordem, de acordo com a recomendação do prefeito. Aplicamos em obras de infraestrutura, como ciclovias, construção de escolas, hospital materno infantil. Do total recebido é obrigatório aplicar 15% em saúde e 25% em educação”, detalha.

E explica como se dá o cálculo dos valores. “O royaltie é uma compensação financeira que a União paga aos estados e municípios que produzem petróleo e gás natural. A formação do percentual tem três bases: alíquota do campo produtor, que vai de 5 a 10%, a produção mensal de petróleo ou gás nesse mesmo campo e o outro item é preço de referência do produto no mercado internacional”, explica.

Dos royalties gerados 40% vão para os municípios limítrofes aos produtores e 60% aos da zona de produção principal, dos quais a Serra faz parte, e dos 60% a cidade recebe 4,62%”, conclui.

As áreas do território da Serra onde se produz petróleo estão em alto mar.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

15 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

16 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

16 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

16 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

16 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

16 horas atrás