Categories: Mestre Álvaro

Mais recursos para a Serra

Hélio Maldonado

No domingo recente concluímos mais um ciclo de processo eleitoral para preenchimento das trinta vagas de Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do nosso Estado. Das urnas colhe-se o resultado da vitória dos candidatos Vandinho Leite (PSDB), Bruno Lamas (PSB) e Xambinho (Rede), todos com seu “reduto político” centralizado na Serra. Cabe destacar que esse foi o melhor desempenho eleitoral dos candidatos serranos na última década. E essa é uma conquista sob vários aspectos.

Dos aproximadamente dois milhões e oitocentos mil eleitores do Espírito Santo, onze por cento desse total se concentra no Município de Serra. E então, linearmente, a vitória dos três Deputados da Cidade corresponde a dez por cento das vagas em disputa. Tais dados evidenciam a sobre-representatividade de Serra na Assembleia Legislativa.

Esse cenário de sobre-representatividade traz consigo uma sinalização de melhoria dos problemas econômicos, sociais e políticos do Município, que infelizmente o credenciam a figurar como a única Cidade capixaba na lista dos trinta locais mais violentos do país.

Isso porque, é consabido que no pacto federativo de repartição do produto da arrecadação tributária, a riqueza da nação se destina de maneira decrescente à União, Estados e Municípios. E os Deputados Estaduais, além de legislarem, têm a possibilidade de anualmente influir na execução do orçamento do Estado quando da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, por meio de “Emenda” de sua autoria. Assim sendo, a participação de um número maior de Deputados barristas nessa deliberação certamente trará consigo uma maior destinação de recursos para Serra para aplicação na educação, saúde, moradia, emprego, renda, segurança e lazer dos seus munícipes. Então, além da aplicação da receita do Município de Serra nessas áreas, a Cidade contará com significativa afetação do orçamento do Estado.

Oxalá que esse cenário de sobre-representatividade possa içar a Cidade à posição mais privilegiada (atualmente ocupa o 7ª lugar) no ranking de índice de desenvolvimento humano dos Municípios capixabas, em contrapartida de Serra ser o Município mais populoso do Estado.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás