Categories: Notícias

Mais de 80 assassinatos na Serra entre janeiro e março

Geraldo Martins, morto em março em Novo Horizonte, é uma das 83 vítimas. Foto: Divulgação leitor

Thiago Albuquerque

De janeiro a março 83 pessoas foram assassinadas na Serra.  Seis mulheres e 77 homens. Apesar do número elevado e da liderança folgada no ranking capixaba de homicídios, a cidade conseguiu redução de 18% se comparada ao mesmo período de 2015, onde 102 perderam a vida pelas mãos de assassinos.

Só em março último, foram 31 casos na Serra, o que dá a média de um assassinato por dia. Um crescimento de 24% se comparado a fevereiro que contabilizou 24 homicídios. Os dados são da SESP Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.

Quando se compara os números com seus vizinhos na Grande Vitória, fica evidente o quanto o problema da violência se tornou um desafio ainda maior na Serra.  Em março, Vila Velha, a 2ª mais violenta do ES e cidade de tamanho semelhante à Serra, teve 14 assassinatos. Menos da metade do que se matou por aqui.

Na sequência, vem Cariacica com 11 casos, Vitória com 10; Guarapari com 04; Fundão com 01 e Viana sem registro. Das 71 mortes somadas na Grande Vitória, a Serra foi responsável por nada mais nada menos do que 43% delas, padrão que vem se repetindo nos últimos meses. Já em relação aos 117 homicídios no mês de março no ES, a cidade participou com 26%.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) disse que o aumento de efetivo de policiais militares na Serra (saltou de pouco mais de 600 para quase 800) ajudou a reduzir o índice de homicídios em 18% na Serra nos três primeiros meses do ano.

A Sesp acrescenta que são realizadas operações e abordagens para deter criminosos, apreender armas e drogas. De janeiro a março, 164 armas de fogo foram apreendidas no município.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 hora atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

3 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

3 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

3 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

6 horas atrás