Categories: Meio Ambiente

Mais de 500 hectares de mangue sob ameaça em Nova Almeida

 

Pescador relata redução de peixes e caranguejos nos últimos anos, assoreamento, esgoto e ocupações no mangue são ameaças. Foto: Bruno Lyra

Em Nova Almeida, um dos lugares mais antigos do Brasil está o manguezal do rio Reis Magos. Apesar de protegido por lei e estar numa região com apelo histórico e turístico, o manguezal não está livre de ameaças, além da redução da quantidade de peixes e caranguejos. 

Tanto que ainda há lançamento de esgoto sem tratamento no rio. Basta uma caminhada entre a ponte velha e a ponte nova, do lado de Nova Almeida, para ver as manilhas despejando água suja.  Outro problema é a expansão da cidade, incluindo as ameaças de invasões.  Na orla de rio entre as duas pontes o manguezal já não existe mais.

Após esse trecho, subindo o rio em direção ao antigo bairro Chapadão (atualmente Parque Residencial Nova Almeida), há menos construções nas margens. Mesmo assim é possível encontrar aterros e até muros que chegam ao espelho d’água do Reis Magos. A quantidade de lixo também não passa despercebida.

No lado aposto do rio fica o balneário de Praia Grande, já no município de Fundão. No trecho entre as duas pontes, diferente do que ocorre em Nova Almeida, ainda há manguezais. Contudo, existem outros pontos de Praia Grande em que as casas e ruas foram sendo expandidas até a beira do rio, acabando com o manguezal.

Segundo o morador de Nova Almeida, Getúlio Otávio da Silva, a condição ambiental do Reis Magos e seus manguezais piorou muito nos últimos 20 anos. Ele, que pesca por lazer há mais de 40 anos no local, afirma que o rio ficou muito assoreado e caiu a quantidade de peixes, caranguejos e moluscos.

“Hoje é difícil ver caranguejo uçá, goiamum e até o aratu. Ainda tem o camarão lameirão e a concha ameixa, mas a quantidade caiu. A mesma coisa aconteceu com os peixes tainha, ticupá, caçari e robalo” conta.

Reserva ambiental

Segundo assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), só na margem do Reis Magos que fica na Serra os manguezais ainda cobrem uma área de 510 hectares – o equivalente a mais de 500 campos de futebol.  

Quanto à situação do esgoto, a Semma disse que a Parceria Pública Privada (PPP) na coleta e tratamento deve ampliar o serviço para 95% da população até 2024. Sobre ocupações irregulares no mangue, a Semma disse que combate com a ajuda da PM e da Guarda Municipal. A assessoria revelou ainda que o Plano Diretor Municipal (PDM) prevê a criação de uma reserva ambiental nos mangues do Reis Magos, mas não há prazo para isto acontecer. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás