Conteúdo de Marca

Mais de 2,5 mil passageiros com gratuidades penalizados por uso indevido do CartãoGV em 2022

O beneficiário que sofrer quaisquer das penalidades pelo uso indevido do CartãoGV deverá comparecer à Loja Central do GVBus. Foto: Divulgação

Se você é beneficiário dos CartõesGV do tipo Escolar, Idoso ou Especial/Passe Livre, fique ligado! Seu bilhete único pode ser bloqueado se você não seguir as regras do transporte. Essa é uma das penalidades aplicadas a quem utiliza o cartão de forma indevida ao embarcar no Sistema Transcol.

Em 2022, 2.652 passageiros estão nesta situação, uma média de 600 casos por mês. Mas este número pode ser ainda maior, já que os dados foram consolidados até o último dia 19 de abril. Em 2021, foram registradas 10.612 ocorrências de uso indevido.

Vale ressaltar que as penalidades se referem somente aos CartõesGV que possuem benefício, isto é, o Escolar (50%, Gratuito e Gratuito com Comprovação de Renda), Idoso e Especial/Passe Livre.

Além do bloqueio, os titulares também estão sujeitos ao cancelamento da aquisição dos créditos, perda temporária do benefício e cancelamento do cartão, dependendo de cada situação ou número de reincidências.

Isso ocorre porque estes cartões são fornecidos em forma de benefício social, e por isso, possuem regras específicas de utilização, previstas em leis e normas complementares elaboradas pela Ceturb-ES, que, se descumpridas, podem levar às sanções.

“A principal regra é que estes cartões são de uso pessoal e intransferível, e somente os titulares podem utilizá-los. Assim, se houver o descumprimento, ou seja, caso um terceiro usufrua do benefício, o titular pode até mesmo perder o direito de uso”, afirma o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Quando há o bloqueio por uso indevido, por exemplo, o usuário, ao apresentar o cartão no validador do ônibus, verá a mensagem “cartão bloqueado”. Por isso, o GVBus orienta os usuários a não emprestar seu bilhete único, a fim de evitar transtornos na hora do embarque.

Confira aqui (https://www.gvbus.org.br/cartoesgv-escolar-idoso-e-especial-podem-ser-bloqueados-por-uso-indevido/) as regras e penalidades para cada tipo de cartão.

Fiscalização por biometria facial

A fiscalização do uso dos cartões é feita com o auxílio dos validadores instalados próximos às catracas dos ônibus. Os equipamentos funcionam de forma integrada com a bilhetagem eletrônica, por meio de câmeras de segurança e GPS, além de biometria facial.

Ao apresentar o cartão no validador, o Sistema Biométrico compara as imagens do beneficiário com aquelas coletadas no ato do cadastramento do cartão. Assim, é possível identificar se há o uso indevido do benefício.

Defesa

O beneficiário que sofrer quaisquer das penalidades pelo uso indevido do CartãoGV deverá comparecer à Loja Central do GVBus – ou o seu representante legal – para regularizar a situação. No local, ele deverá assinar o Termo de Ciência da Penalidade.

A Loja Central fica na Rua Constante Sodré, n° 265, bairro Santa Lúcia, em Vitória, próximo ao Centro de Convenções.

 

Conteúdo de Marca

O conteúdo patrocinado não é reflete a opinião do Tempo Novo, mas é de responsabilidade dos seus autores.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

6 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

7 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

7 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

7 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

8 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

8 horas atrás