Notícias

Mais de 2 mil serranos já tiraram CNH de graça e em 2022 serão abertas mais 5 mil vagas

Desde 2019, Givaldo relançou o programa CNH Social que deve atender 25 mil pessoas até o fim do ano de 2022. Foto: Divulgação

Entre as maiores barreiras para a população de baixa renda conseguir tirar carteira de motorista é o preço nas auto-escolas, que variam entre R$ 2 mil a R$ 2,5 mil. Esse valor muitas vezes é inacessível para uma parte expressiva da população. Por isso, entre os programas sociais mais queridos dos capixabas, está a CNH Social, que banca integralmente os custos para tirar a carteira de motorista.

A Serra é a cidade mais contemplada com o benefício. De 2019 até 2021 foram ofertadas 20 mil vagas, das quais 2.159 ficaram com moradores da Serra, ou seja, poucos mais de 10% do Programa. Esse montante está divido da seguinte forma: em 2019 foram 611; já em 2020, 800 moradores da Serra conseguiram tirar CHN de graça; e neste ano de 2021, mais 748 serranos foram beneficiados.

Esses dados foram repassados pelo diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que também é morador da Serra, e se referem a atual gestão do governador Renato Casagrande e do próprio Givaldo à frente do órgão.

5 mil vagas para 2022

“Em 2022 serão abertas 5 mil vagas para todo o Estado, totalizando 25 mil CNHs gratuitas pelo CNH Social nos quatro anos deste Governo Casagrande, cumprindo, assim, uma das promessas de sua campanha”, anunciou Givaldo com exclusividade.

O diretor geral elencou ainda o poder de transformação do programa. “O CNH Social representa o empodera-mento daqueles que não têm condições de tirar sua habilitação e também das mulheres, que estão cada vez mais ocupando espaços nas categorias de veículos de grande porte e se colocando nesse mercado de trabalho. Estamos criando a oportunidade para que as pessoas consigam obter sua habilitação ou mudar a categoria e possam se colocar no mercado de trabalho com esse diferencial”, declarou.

Como se candidatar para tirar sua CNH sem pagar nada

Para se inscrever no CNH Social, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses. Na Serra esse serviço está sendo oferecido por meio de agendamento no site: agendamento.serra.es.gov.br.

O Detran exige que o candidato tenha mais de 18 anos completos no momento da inscrição, resida no ES, tenha renda familiar de até dois salários mínimos e não seja  judicialmente impedido de possuir a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.

Quando aberta a inscrição (O TN irá divulgar), o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, na aba ‘CNH Social’, à esquerda, e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após, realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Curso para transporte escolar está entre os ofertados pelo Detran-ES. Foto: Divulgação

Cursos para ingressar no mercado de trabalho

O programa passou a contar também a partir de 2020 com um novo formato: a Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e atualização para condutores profissionais visando capacitar e qualificar os condutores, a fim de profissionalizá-los, aumentando, assim, a possibilidade de serem empregados. São oferecidos os seguintes cursos: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência.

Para ter acesso, os interessados devem ter a última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Outros requisitos são: habilitação, no mínimo, na categoria D para Transporte Escolar e Coletivo de Passageiros; Habilitação nas categorias A, B, C, D ou E para Transporte de Produtos Perigosos ou de Emergência e Habilitação, no mínimo, na categoria D para Transporte de Carga Indivisível. Para realizar o curso ou a atualização, o interessado pode obter mais informações clicando aqui.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

8 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

14 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

15 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás