21.9 C
Serra
terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Mais de 115 moradores doentes por zika na Serra

Leia também

Regional da Nair, Tunico da Vila e DJ’s agitam Manguinhos no sábado

Neste sábado (25) vai ter muito samba no Enseada Beach, em Manguinhos, a partir das 14 horas. Trata-se do...

Serra abre vagas para cuidador com salário de R$ 1.039

Está aberto o processo seletivo simplificado para a contratação de cuidador, que irá atuar junto aos estudantes com deficiência...

Jiu-jítsu, caratê e shows encerram programação da Arena Procon

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe, mas até esta quarta-feira (22), último dia de...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Dengue e zika são transmitidas pelo Aedes aegypti. Foto: Divulgação

Além de enfrentar um crescimento nos casos de dengue, a Serra está registrando um aumento nos números de moradores infetctados por zika. As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, neste ano, já foram 119 moradores infetctados pelo zika vírus na cidade, enquanto no mesmo período do ano passado, eram 43. O crescimento é de 176%.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pelo vírus zika apresenta risco para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites  e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia.

A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade.

Aumento expressivo nos casos de dengue

Nos casos de dengue, a situação não é diferente e o crescimento é ainda mais alarmante. São mais de 16 mil moradores infetctados pela doença e sete mortes. No ano passado, foi registrada uma morte e confirmados 757 casos.

Vale destacar que o combate ao mosquito transmissor das duas doenças, o Aedes aegypti, está prejudicado na Serra. Isso porque o Governo Federal não está enviando o inseticida malathion, que é utilizado nas bombas costais.

A Prefeitura da Serra e o Governo do Estado informaram para o TEMPO NOVO que realizaram o pedido para o Ministério da Saúde, que até agora não enviou o produto. O Governo Federal afirma que não existe previsão de quando o inseticida será enviado para os estados brasileiros.

Prefeitura diz que intensificou ações de combate

Por meio de nota enviada para o TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra disse que
intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d’água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas).

Sintomas das doenças

Dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, dor no abdome.

Zika: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).

Comentários

Mais notícias

Serra abre vagas para cuidador com salário de R$ 1.039

Está aberto o processo seletivo simplificado para a contratação de cuidador, que irá atuar junto aos estudantes com deficiência nas unidades de ensino da...

Jiu-jítsu, caratê e shows encerram programação da Arena Procon

A Arena Procon Serra está se despedindo da praia de Jacaraípe, mas até esta quarta-feira (22), último dia de funcionamento, ainda tem muita programação,...

Mutirão para impedir novo surto de dengue na Serra

Com a possibilidade de enfrentar um novo surto de dengue este ano, a Prefeitura da Serra está mobilizando funcionários das unidades básicas de saúde...

Manutenção da EDP vai deixar bairros da Serra sem energia nesta semana

Durante esta semana, muitas comunidades da Serra ficarão sem energia por um determinado período. Isso porque a EDP Espírito Santo irá realizar uma manutenção...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!