Categories: NotíciasSaúde

Mais de 11 mil doentes e cinco óbitos por dengue na Serra

Já foram registrados mais de 11 mil casos de dengue em 2019. Foto: Agência Brasil

Com mais de 11.500 casos de dengue, a Serra já registrou cinco mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya. No entanto, o Governo Bolsonaro suspendeu o fornecimento para os estados brasileiros de um inseticida que é essencial para o combate.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou que fez a solicitação de reposição do inseticida malathion – fornecido pelo Ministério da Saúde – mas o pedido foi ignorado e, desde abril, não houve abastecimento de estoque. Com isso, o município acaba sendo afetado, já que não pode utilizar os equipamentos que são específicos para esse produto.

Mas a Prefeitura da Serra garantiu que está realizando outras ações de combate ao Aedes. ‘Além dos mutirões, foram intensificadas as ações em locais de maior notificações com carrofumacê, ações de educação, visitas domiciliares e a locais estratégicos (ferros-velhos, borracharias, floriculturas), monitoramento de armadilhas, entre outras”, disse o município em nota.

Além disso, a prefeitura disse que foram ampliados os pontos de hidratação e coleta de exames, e há distribuição de repelentes nas unidades básicas. O muniy ainda informou que ao analisar os dados epidemiológicos das últimas semanas, foi constatado que por semana está havendo uma quantidade menor de casos, o que pode sugerir uma tendência de queda.

No total, este ano foram confirmados 11.564 casos de dengue, 70 de Zika e 28 de chikungunya. Foram registradas cinco mortes por dengue. Já as outras doenças, não teve óbito confirmado.

No mesmo período do ano passado, foram apenas 504 casos de dengue, 65 de chikungunya e 37 de Zika. Em 2018, foi registrada 1 morte por dengue.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

12 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

12 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás