Categories: Notícias

“Maio Amarelo” quer conscientizar população sobre acidentes de trânsito

Maio Amarelo: pensar no coletivo para reduzir acidentes de trânsito. (Foto: Divulgação)

Criado em 2010 por uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, será lançada no Espírito Santo, pela primeira vez, a campanha “Maio Amarelo”. O propósito é chamar a atenção da sociedade para a importância de se reduzir o número de acidentes de trânsito. O movimento será lançado nesta quarta, às 15h, no Palácio Anchieta, em Vitória. É uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Para trabalhar o tema em um contexto local, o Detran-ES abordará a valorização da vida, para mostrar que as atitudes de todos devem ser pautadas por escolhas conscientes. De com o diretor-presidente do Detran-ES, Givaldo Vieira, a campanha quer alertar a sociedade para a ideia de que todas as atitudes individuais no trânsito refletem no coletivo. “É fundamental que essa reflexão seja disseminada, com a participação da sociedade, das escolas, faculdades, empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, para que as pessoas não percam a vida ou fiquem com sequelas permanentes”, destaca.

O “Maio Amarelo” visa mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “No trânsito, o sentido é a vida”, foi definido em fevereiro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende estimular ações voltadas ao fortalecimento das medidas preventivas para maior segurança e preservação da vida.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, que vai até 2020. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou em 2009 quase 1,3 milhão de mortes por acidentes em 178 países. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e, também, a sinalização de advertência no trânsito.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

7 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

8 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

9 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

9 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

9 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

10 horas atrás