Categories: Mestre Álvaro

Luiza Dias Barbosa, mulher e cidadã

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Por Eci Scardini

Quando o romancista, dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brecht, que viveu entre 1898 e 1956 escreveu o texto acima não imaginava que na América do Sul, no Brasil, no Espírito Santo e na Serra, uma mulher iria encarnar o estado de espírito que emana de cada palavra do seu texto. Essa mulher é Luiza Dias Barbosa, que morreu na última segunda-feira (16) e foi sepultada na terça (17).

Luiza não foi uma mulher efêmera nessa cidade eclética; foi uma mulher única. Educadora, professora, líder comunitária, ativista social, militante política; uma mulher que soube fazer da sua simplicidade, humildade e sabedoria a sua grande arma e com isso lutar o bom combate.

Desde a década de 1970, Luiza enfrentava os desafios de fazer política comunitária em uma cidade de feudos. Passou por José Maria Feu Rosa, João Baptista da Motta, Adalto Martinelli, Sérgio Vidigal e Audifax Barcelos. Sempre com a sua peculiar educação, voz mansa, habilidade com as palavras; mas firme no posicionamento e nas suas convicções de retidão e moral inabalável.

Teve presença e passagem marcante pelo movimento popular; militou por décadas no PSB e por último no PCdoB. As últimas duas décadas foram dedicadas ao bairro Jardim Limoeiro e a estimular jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social á prática esportiva e a estudar, como forma de mudar uma trajetória predestinada ao fracasso.

Muitos jovens hoje, bem sucedidos ou bem encaminhados agradem à Luiza, que batia de porta em porta em busca de apoio para o time de futsal de Jardim Limoeiro que ganhou projeção estadual com títulos e vitórias memoráveis e através dos ensinamentos e da disciplina do esporte, portas como as da UCL e de dezenas de empresas se abriram para eles.

Esses mais de 40 anos de militância política, social, comunitária e de entrega ao próximo sempre foram pelo caminho da honestidade e da retidão.
Luiza fora internada na UPA de Carapina com quadro de infecção urinária e depois transferida para um hospital de São Mateus onde foi acometida de um quadro de pneumonia e não resistiu, vindo a óbito.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

22 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás