Categories: Notícias

Locadoras de filmes já estão virando nostalgia

Ailton Pereira com sua filha Bárbara Layne comandam uma das últimas locadoras que sobraram no município da Serra. Foto: Fábio Barcelos

Por Bruno Lyra

Videocassete, disco laser, dvd e, mais recentemente, blue ray. Mídias que fizeram a alegria dos amantes dos filmes, que puderam levar para casa a magia do cinema. E as locadoras tiveram um papel fundamental nisto, tanto pela variedade de títulos quanto pelas trocas de informações entre cinéfilos que fizeram desses lugares ponto de encontro.

A pirataria e agora a internet estão fazendo sumir a maioria das locadoras, dando uma atmosfera de nostalgia às que ainda resistem.  Uma delas é a Todo Dia Videolocadora, que fica no bairro Novo Horizonte. Segundo o proprietário Carlos Alexandre Bulhosa Lessa, as pessoas que gostam de filmes originais ajudam a manter o negócio vivo.

Para ajudar, Carlos abriu uma lan house num espaço da própria locadora. “Assisto 99% dos filmes que compro para a locadora. Aqui as pessoas preferem filmes de ação. Na locadora que eu tinha em Jardim Camburi e fechei há dois meses, dramas e filmes premiados com Oscar eram os mais procurados. Mas os clássicos também saíam com frequência”, conta.

Proprietário da Marabá Vídeo Locadora, Ailton Paiva tem a loja em Barcelona há 22 anos. “Vi muitas mudanças no mercado. Antes da explosão da pirataria e agora a internet, eu tinha em média 22 mil locações por mês. Hoje tenho 2,5 mil. Mas há os clientes fiéis, muitos deles viraram amigos e isso me motiva a seguir em frente”, conta.

Sobraram

Ailton tem um acervo de 8 mil filmes e trabalha com DVD, Blue Ray, Blue Ray 3D, além de mídias de jogos de videogame. Ele disse que em toda a Serra podem ter sobrado apenas quatro locadoras – a dele, a de Novo Horizonte, uma em Feu Rosa e outra em André Carloni, conforme informação passada por um fornecedor de filme.

Cliente da Marabá há 15 anos, Maria Magnani conta porque não abandona o hábito de locar filmes. “Os filmes originais têm muito mais qualidade que os piratas ou mesmo os exibidos na internet, que às vezes travam. Eu também converso muito com Ailton quando vou lá, trocamos experiências e informações sobre cinema”, destaca.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

17 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

20 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás